Natação adaptada : os efeitos beneficos na vida da criança portadorea de deficiencia
Fernanda Galvani Antonelli Molina
TCC
Português
TCC/UNICAMP M733n
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
74 p.
Orientador: Orival Andries Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Atualmente, os efeitos benéficos das atividades aquáticas têm sido muito enfatizados; no entanto, é sabido que o tratamento através destas atividades é secular em distintas civilizações. Desde os gregos e romanos, que já utilizavam a água corrente para a cura de algumas doenças, passando...
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Resumo: Atualmente, os efeitos benéficos das atividades aquáticas têm sido muito enfatizados; no entanto, é sabido que o tratamento através destas atividades é secular em distintas civilizações. Desde os gregos e romanos, que já utilizavam a água corrente para a cura de algumas doenças, passando pelos tratamentos para amputados, traumáticos e pós-traumáticos realizados pelos Estados Unidos nos soldados, que lutaram nas Guerras Mundiais, até a utilização para a educação e reeducação global das crianças portadoras de deficiência, os tratamentos aquáticos e atualmente a natação adaptada têm se mostrado extremamente eficazes. Diante dos fatos que comprovam esta eficácia, e da observação do indivíduo portador de deficiência sobre a influência do meio em que vive, da sua necessidade de aceitação pelos outros, por si mesmo e da necessidade de aceitação dos outros, este trabalho se faz necessário. A família, a sociedade e suas instituições, muitas vezes, não estão preparadas para lidar com os deficientes e aceitá-los. Exigindo dos mesmos tanto quanto das pessoas normais ou, então, considerando-os uma "catástrofe". Sendo assim, os efeitos psicossociais que os portadores de deficiência carregam tornam-se mais problemáticos do que a própria deficiência, pois apesar de suas limitações, eles têm as mesmas necessidades básicas que a pessoa não portadora de deficiência, buscando assim ter sucesso, reconhecimento, aprovação, autonomia e ser desejado. As instituições sociais precisam oferecer oportunidades ao portador de deficiência para que este possa tornar-se envolvido em atividades, seja aceito e se aceite, suprindo suas necessidades e preservando sua dignidade e integridade moral. Assim sendo, discutimos através de uma análise bibliográfica, a educação global da criança portadora de deficiência através da prática da natação adaptada, destacando os benefícios que esta prática proporciona a vida desta criança, e concluindo, com base nestes benefícios, que a natação adaptada é fundamental para a vida da criança portadora de deficiência
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Abstract: It is known that the treatment through aquatic activities has been used by old civilizations; nowadays these benefits are much emphasized. Since Romans and Greeks the aquatic treatment has been showing itself extremely efficient, they used to treat some diseases with flowing water. In The...
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Abstract: It is known that the treatment through aquatic activities has been used by old civilizations; nowadays these benefits are much emphasized. Since Romans and Greeks the aquatic treatment has been showing itself extremely efficient, they used to treat some diseases with flowing water. In The United States were used the aquatic treatment for 1st. and 2nd. World War soldiers that present amputated body parts and traumatic or posttraumatic symptoms. It is also can be pointed out the use in the Handicapped Children Global Education and Global re-education. Confronting the facts showing the efficacy of this treatment and with the observation of environment influence in Handicapped people routine, the self-acceptance and the acceptance from the others, and the other people acceptance of then, make necessary the present monograph. Also, the families and the society are not ready to naturally accept them. Either they push them as they push the nom-handicapped people, or they consider them some kind of "catastrophes". The psychosocial effects in the handicapped children of this nom acceptation and this relationship with no prepared families become worse than the deficiency itself. Despite their handicap, these children have the same needs as regular people. They want success, being recognized, social approval, autonomy and to be desired. So, it is necessary that Social Institutions give them opportunities to be engaged in activities to be accept by others and to accept themselves, supplying their needs, and keeping their moral integrity and dignity. The Handicapped Children Global Education through the swimming practice is discussed by a bibliographic analysis, highlighting the benefits of this practice in children's life. The conclusion based in this benefits is swimming is fundamental to the Handicapped Children's Life
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Natação adaptada : os efeitos beneficos na vida da criança portadorea de deficiencia
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