Razões e justificativas para o descredito da disciplina e do professor de educação fisica em escolas estaduais : (estudo de caso)
Carlos Eduardo Nobrega Amorim
TCC
Português
TCC/UNICAMP Am68r
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
54p. : il.
Orientadora: Silvana Venancio
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade estudar a realidade presente da prática da Disciplina de Educação Física e de seu Profissional atuante no Município de Diadema SP. E posterior análise dos resultados visando identificar possíveis razões e justificativas para o notório descrédito de...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade estudar a realidade presente da prática da Disciplina de Educação Física e de seu Profissional atuante no Município de Diadema SP. E posterior análise dos resultados visando identificar possíveis razões e justificativas para o notório descrédito de ambos dentro das Escolas Estaduais da referida cidade. Partindo da experiência como professor em escolas públicas nos quatro últimos anos, pude perceber o quão desacreditado é o Professor e a disciplina de Educação Física dentro das instituições pesquisadas. Esta situação veio me inquietando há algum tempo e, com esse trabalho, analisamos alguns dados tentando explicá-la e ainda procuramos dar suporte para posteriores pesquisas e intervenções no meio escolar. Partimos do pressuposto de que a presente posição é fruto de um processo cultural em que se construiu uma imagem a respeito dessa disciplina e professor, além de alguns outros fatores (como o conhecimento dela por parte de pais, professores das outras disciplinas, diretores e alunos integrantes das escolas estaduais). Tal trabalho ocorreu com o levantamento de dados através de uma pesquisa com perguntas fechadas e abertas aos professores de Educação Física, professores de outras disciplinas, alunos e diretores de Escolas Públicas de cinco escolas, sendo uma de cada regiões da cidade. Em seguida realizamos análises das respostas levando em consideração o referencial teórico utilizado para dar sustentação as nossas considerações a respeito da fundamentação da disciplina de Educação Física enquanto área de conhecimento, para enfim podermos direcionar melhor os estudos na busca de respostas a essa incômoda posição em que se encontra o professor e a disciplina Educação Física e ainda tecer algumas considerações que entendemos relevantes nesta pesquisa.
Ver menos
Abstract: The present work had for purpose to study the present reality of the practical one of disciplines de Physical Education and its operating Professional in the City of Diadema SP. Soon later analysis of the results aiming at to inside identify to possible reasons and justifications for the...
Ver mais
Abstract: The present work had for purpose to study the present reality of the practical one of disciplines de Physical Education and its operating Professional in the City of Diadema SP. Soon later analysis of the results aiming at to inside identify to possible reasons and justifications for the well-known discredit of both of the State Schools of the related city. Leaving of the experience as professor in public schools in the four last years, I could perceive the discredited is the Professor and it inside disciplines it of Physical Education of the searched institutions. This situation carne annoying has me some time and, with this work, we analyze some data trying to explain it and still we look for to give to support for soon later research and interventions in the half pertaining to school. We leave of the estimated one of that the present position is fruit of a cultural process where if constructed to an image the respect of this disciplines and professor, beyond some other factors (as the knowledge of it on me part of parents, professors of the others you discipline, directors and integrant pupils of the state schools). Such work occurred with the data-collecting through a research with questions closed and opened the professors of Physical Education, professors of others disciplines, pupils and directors of Public Schools of five schools, being one of each regions of the city. After that we carry through analyses of the answers leading in consideration the theoretical referencial used to give to sustentation our commentaries regarding the recital of disciplines of Physical Education while knowledge area, at last to be able to more good direct the studies in the search of answers to this bothering position where if it finds the professor and it disciplines Physical Education and still to weave some commentaries that we understand excellent in this research.
Ver menos
Razões e justificativas para o descredito da disciplina e do professor de educação fisica em escolas estaduais : (estudo de caso)
Carlos Eduardo Nobrega Amorim
Razões e justificativas para o descredito da disciplina e do professor de educação fisica em escolas estaduais : (estudo de caso)
Carlos Eduardo Nobrega Amorim
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra