A construção dos estereotipos de genero e a educação fisica escolar
Carolina Scolfaro Caetano Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
32p. : il.
Orientadora: Eliana Ayoub
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a construção cultural diferenciada de corpos masculinos e femininos, que gera normas de comportamento e de postura consideradas corretas e verdadeiras, as quais são incorporadas em seus gestos, falas e atitudes em diferentes contextos. Tem como...
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Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a construção cultural diferenciada de corpos masculinos e femininos, que gera normas de comportamento e de postura consideradas corretas e verdadeiras, as quais são incorporadas em seus gestos, falas e atitudes em diferentes contextos. Tem como ponto de partida minhas experiências pessoais como menina/aluna/atleta e mais tarde como mulher/professora, observando como comportamentos e práticas influenciam e constroem os sujeitos masculinos e femininos. Muitos espaços e instituições como a família, a igreja, a mídia, a escola e a educação física ajudam a manter e reforçar uma valorização desigual dos gêneros, determinando um papel inferior para as mulheres. A escola, por meio de diversos mecanismos (arquitetônicos, organizativos, motivacionais e disciplinares) separa e estereotipa meninos e meninas. E a educação física, ao trabalhar com atividades diferenciadas para cada gênero, nega, tanto às meninas quanto aos meninos, a possibilidade de desenvolver-se plenamente como ser humano. As meninas têm maior dificuldade em participar de atividades mais ativas, como por exemplo, o futebol, pois têm menor oportunidade de vivência, aceitando a "superioridade" física dos meninos e a transferindo para outros aspectos da vida. E os meninos são impedidos de realizar e experimentar atividades que supõem gestos mais delicados e suaves, pois estes são considerados ameaçadores à masculinidade. Com isso, é muito importante reconhecer a origem das diferenças e não atribuir uma razão biológica a fatores enraizados na cultura e na história. Com base neste conhecimento os professores poderão ter condições de iniciar um processo de revisão desses conceitos, para que possam trabalhar no sentido de uma transformação sócio-cultural dos estereótipos de gênero
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Abstract: Not informed
A construção dos estereotipos de genero e a educação fisica escolar
Carolina Scolfaro Caetano Silva
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