O jogo de tenis como uma alternativa na formação continuada da pratica esportiva
Carlos Eduardo Sanita
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa58j
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
59 p.
Orientador: Sergio Stucchi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Fundamentada em literatura especializada e objetivando fornecer subsídios aos profissionais que se interessam pela prática esportiva, será traçada, no presente estudo, uma linha correlacionando-se todo o processo de aprendizagem do tênis, desde o seu ensino, no período da infância, até a...
Ver mais
Resumo: Fundamentada em literatura especializada e objetivando fornecer subsídios aos profissionais que se interessam pela prática esportiva, será traçada, no presente estudo, uma linha correlacionando-se todo o processo de aprendizagem do tênis, desde o seu ensino, no período da infância, até a fase adulta do praticante. Para isso, no entanto, é necessário que se divida o trabalho em duas etapas. A primeira refere-se ao ensino do tênis para crianças de idade escolar formal e não formal. Nesse período, como o aluno esta se desenvolvendo, o professor deve preocupar-se exclusivamente, com o processo educativo (aprendizagem) desenvolvendo-lhe as habilidades básicas e necessárias ao seu crescimento motor adequado e a prática do esporte. Dessa forma, trabalhará a globalidade, ou seja, o cognitivo, o afetivo-social e o motor, pois um depende do outro, para a formação integral do indivíduo, servindo-lhe de base para a realização de etapas posteriores na vida e no esporte. Na continuidade dessa prática esportiva, em faixa etária (12-14 anos), iniciar-se-á um treinamento mais específico. A segunda etapa busca ensinar as habilidades específicas do esporte (técnica, tática, jogo mental, condicionamento físico e ambiente social favorável); os movimentos, que antes eram naturais, passarão a ser especializados para a participação nas propostas de competições em suas várias etapas evolutivas. Sendo assim, as capacidades físicas, que antes eram um complemento do processo de aprendizagem, tornam-se primordiais ao praticante devido às características do esporte, a fim de melhorar o rendimento e prevenir lesões, independentemente dos objetivos dos praticantes: seja recreativo, ou alta competição. Concluindo a idéia deste tema, gostaria de demonstrar que o ensino da prática do tênis, da sua iniciação a especialização, promoverá um ideal ao praticante para as dimensões sociais de atleta, ou não atleta. Estas duas formas de participação deverão ser valorizadas á medida de nossa evolução social e esportiva
Ver menos
Abstract: Based on special literature and trying to supply for professionals interested on sports. On the present work will be traced a line connecting all the learning tennis process. Since the childhood till the adult phase, of a player. It's necessary to split the work in two parts. The first one...
Ver mais
Abstract: Based on special literature and trying to supply for professionals interested on sports. On the present work will be traced a line connecting all the learning tennis process. Since the childhood till the adult phase, of a player. It's necessary to split the work in two parts. The first one is turned to the teaching tennis for children at school age. This time as the children is developing his abilities, the teacher must think exclusively with the learning process increasing his abilities to his motor development to practice the sport. This way he'll work the globality or the cognitive social-affective and the movement, cause one depends of the other for the integral formation of the player, serving as a base for the realization for the next parts in life and sports. The next phase at the age of (12-14 years), it will begin a more specified training program, cause now it is time to work specific abilities for the sport itself (technical, tactical, mental play, physical conditioning and social environment). The movements that once were naturals will now be specialized for the evolution phases. At this moment physical abilities that once were a part of the learning process, become priority for the player, trying to improve the game itself and to prevent injuries even if the goals of the performer are? For recreation, or high performance. So the idea of this work is to that teaching tennis since the beginning to its specialization will concern an ideal for the performer to social dimensions of athlete or non-athlete. Those two forms of participation will be very important as our sporting and social evolution
Ver menos
O jogo de tenis como uma alternativa na formação continuada da pratica esportiva
Carlos Eduardo Sanita
O jogo de tenis como uma alternativa na formação continuada da pratica esportiva
Carlos Eduardo Sanita
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra