Infancia, jogo e genero : uma etnografia do brincar
Alan Marques da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38i
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
66 p.
Orientador: Jocimar Daolio
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalhio tem por objetivo analisar como um grupo de crianças pré-escolares confere significados às relações de gênero nos jogos e brincadeiras por elas realizados no ambiente escolar. Parte-se, portanto, da consideração da infância como um grupo social com características...
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Resumo: O presente trabalhio tem por objetivo analisar como um grupo de crianças pré-escolares confere significados às relações de gênero nos jogos e brincadeiras por elas realizados no ambiente escolar. Parte-se, portanto, da consideração da infância como um grupo social com características próprias (a partir dos estudos do fiistoriador francês Philippe Ariés e do campo denominado de Sociologia da Infância) e do jogo (a partir dos estudos de Huizinga) como um elemento da cultura, cultura essa que vem embasar toda a compreensão acerca do tema em questão. Foi realizada uma análise do tipo etnográfica numa Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) situada na cidade de Campinas - SP durante 23 dias no 'horário do parque' das crianças da pré-escola (quatro turmas com idade entre 5 e 6 anos), tendo como principal técnica de investigação a observação participajite. A partir daí foi possível identificar a complexa lógica de significados presentes nas brincadeiras analisadas, não só em relação ao gênero, mas também a outras categorias de investigação. Espera-se, dessa forma, contribuir para que o (a) profissional da área verifique como as concepções de gênero encontram-se presentes no âmbito do jogo inserido no ambiente escolar e como sua atuação pode proporcionar a ressignificação de determinados constructos sociais em relação a essa categoria de análise
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Abstract: This study is concerned with analysing how a group of children develop its understanding of the gender relations in the games they play at school. It considers childhood as a social group with its own characteristics (according to Philippe Ariès and the Sociology of Childhood) and the game...
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Abstract: This study is concerned with analysing how a group of children develop its understanding of the gender relations in the games they play at school. It considers childhood as a social group with its own characteristics (according to Philippe Ariès and the Sociology of Childhood) and the game as a cultural aspect (based on the studies of Huizinga). Such culture is the basis for the comprehension of the studied problem. An etnographic analysis was made in a city school for children in Campinas - SP, during 23 days while its students were in their 'playground time'. These children were from 5 to 6 years old. The main investigation technique was the participant observation. This made it possible to identify the complex logic of meanings in the analysed games not only related to the gender, but aIso to other relations investigated. The resuits are expected to help the professional verify how the studenfs concepts of gender are inserted into the games they play at school and how this professional can act in order to give different meanings to certain social concepts related to the categories analysed
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