A comida como espetaculo
Anna Rojas Molina Assumpção Gouvea
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G745c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
253p. : il.
Orientador : Milton Jose de Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No cinema, as imagens de comidas são associações sinestésicas, são memórias de pessoas, cheiros, gostos, gestos, costumes... Comida é necessidade vital, sobrevivência; espetáculo é artifício e representação. No filme "Vatel - um banquete para o rei", de Rolland Joffé, há configuração dessas...
Ver mais
Resumo: No cinema, as imagens de comidas são associações sinestésicas, são memórias de pessoas, cheiros, gostos, gestos, costumes... Comida é necessidade vital, sobrevivência; espetáculo é artifício e representação. No filme "Vatel - um banquete para o rei", de Rolland Joffé, há configuração dessas imagens no reinado absolutista de Luís XIV, onde à valorização do bem servir à mesa juntam-se aparatos e encenações suntuosas numa estrutura teatral barroca. A fotografia surge no filme em sua memória de pintura, naturezas-mortas do século XVI e XVII, com suas linguagens herméticas, simbólicas. Essas produções são produções fotográficas que encenam a gastronomia e o consumo burguês, um espetáculo despido de sua dimensão simbólica e artística e revestido de aura comercial
Ver menos
Abstract: In cinema, the images of food are synesthesic associations, they are memories of persons, smells, tastes, gestures, habits... Food is not a vital need, survival; the spectacle is artificial and representative. In Rolland Joffé's film "Vatel - a banquet for the king" there is a...
Ver mais
Abstract: In cinema, the images of food are synesthesic associations, they are memories of persons, smells, tastes, gestures, habits... Food is not a vital need, survival; the spectacle is artificial and representative. In Rolland Joffé's film "Vatel - a banquet for the king" there is a configuration of such images during Louis XIV' s absolutist reign where apparatus an sumptuous sceneries in a baroque theatrical structure are added to the valorization of well serving at the table. Photography appears in the film in its memories of painting and still natures of 16tl1 and 17tl1 centuries with it hermetic and symbolic languages. These productions are today photographic productions that simulate court and gastronomy to the bougeois consumption. They are a show deprived of its symbolic and atisct dimension and covered of commercial breeze
Ver menos
A comida como espetaculo
Anna Rojas Molina Assumpção Gouvea
A comida como espetaculo
Anna Rojas Molina Assumpção Gouvea
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra