Assembleias de classe : uma discussão sobre a relação professor-aluno
Cristina Satie de Oliveira Pataro
TCC
Português
TCC/UNICAMP P27a
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
105f.
Orientador: Ulisses Ferreira de Araujo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O interesse para a realização da seguinte pesquisa surgiu justamente diante da realidade da educação em nosso país. Para além da discussão sobre a qualidade do ensino público, passamos a questionar a respeito especificamente das relação interpessoais na escola e de suas consequencias para o processo...
Ver mais
O interesse para a realização da seguinte pesquisa surgiu justamente diante da realidade da educação em nosso país. Para além da discussão sobre a qualidade do ensino público, passamos a questionar a respeito especificamente das relação interpessoais na escola e de suas consequencias para o processo pedagógico, para a formação dos nossos alunos e alunas. Começamos a perceber a presença frequente de atitudes autoritárias e repressoras como forma de confirmar e exaltar a autoridade necessaria no desempenho das funções pautadas na hierarquia. A partir dessas reflexões, a relação professor-aluno passou a ser o foco de nossos questionamentos. Afinal, a que objetivos se propõe uma escola que permite e incentiva que seus educadores e educadoras mantenham uma postura autoritária para com seus alunos e alunas? Mesmo que essa educação almeje a submissão e a passividade do alunado, vemos que os estudantes acabam encontrando outras formas de manifestação e resistência as quais, atualmente, estão no rol das principais preocupações docentes: a violência, a indisciplina, a apatia.
Ver menos
Assembleias de classe : uma discussão sobre a relação professor-aluno
Cristina Satie de Oliveira Pataro
Assembleias de classe : uma discussão sobre a relação professor-aluno
Cristina Satie de Oliveira Pataro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra