Alfabetizar letrando : reflexões sobre a construção do trabalho pedagogico
Renata Cristina de Campos Tobias
TCC
Português
TCC/UNICAMP T553a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
66f.
Orientador: Ana Lucia Horta Nogueira
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este trabalho tem o proposito, através da pesquisa de campo a respeito de situações da prática docente na rede pública de ensino, discutir como as diferentes ênfases dos conceitos da alfabetização e letramento implicam em formas diferenciadas do organização do prática do sala do aula. Durante a...
Ver mais
Este trabalho tem o proposito, através da pesquisa de campo a respeito de situações da prática docente na rede pública de ensino, discutir como as diferentes ênfases dos conceitos da alfabetização e letramento implicam em formas diferenciadas do organização do prática do sala do aula. Durante a realização deste trabalho foram seguidas as seguintes etapas: primeiramente foram selecionadas e organizadas algumas memorias pessoais pretendendo situar um contexto mais amplo a respeito da mudança intelectual nos paradigmas da educação, em um segundo momento foram sistematizados os estudos teóricos nas apresentações de teorias a respeito do processo de aquisição da língua, colocando lado a lado teorias de diferentes origens sendo elas : uma de origem piagetiana, a construtivista, e outra de origem vygotskyana, as socio-construtivista, com o objetivo de mostrar as duas oticas em relação a prática pedagogica que começa apresentar traços de mudança na prática de alfabetização. A relevância deste trabalho consiste em buscar conhecer como a mudança nos pressupostos teórico - metodológicos está repercutindo na pratica educacional. Necessario saber como as mudanças estão sendo aceitas, como estão sendo colocadas em prática e estão contribuindo para a formação dos futuros cidadãos de maneira que se tornem capazes de exercer sua cidadania.
Ver menos
Alfabetizar letrando : reflexões sobre a construção do trabalho pedagogico
Renata Cristina de Campos Tobias
Alfabetizar letrando : reflexões sobre a construção do trabalho pedagogico
Renata Cristina de Campos Tobias
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra