O desenvolvimento da linguagem escrita : reflexões sobre uma proposta de alfabetização
Zanchin Sabrina
TCC
Português
TCC/UNICAMP Z15d
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
61 f.
Orientador:Ana Lucia Horta Nogueira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto discutir aspectos do desenvolvimento de uma proposta pedagógica de alfabetização, desenvolvido numa classe de 1ª serie da rede pública municipal de Vinhedo, a partir de orientações provenientes de encontros de capacitação de professores, promovidos pela...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto discutir aspectos do desenvolvimento de uma proposta pedagógica de alfabetização, desenvolvido numa classe de 1ª serie da rede pública municipal de Vinhedo, a partir de orientações provenientes de encontros de capacitação de professores, promovidos pela propria prefeitura. A partir das contribuições de Vygotsky, neste trabalho refletimos sobre o desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças, as contribuições de minha formaçao como professora e sua influencia em minha maneira de intervir neste processo, atraves de um trabalho que tinha como pressuposto o registro escrito de músicas cantadas em brincadeiras, acompanhando o desenvolvimento da criança, compreendendo suas hipóteses de escrita anteriores a escrita formal, num trabalho onde o aluno construísse seu conhecimento atraves da interação com outros sujeitos e com o professor. Este estudo possibilitou compreender que a função social da escrita deve ser trabalhada desde o início da alfabetização, o que estimula o desenvolvimento da escrita viva, estimulante, não somente a mecanica do escrever. O professor tem como papel fundamental interagir com os alunos, sabendo entender uma escrita não convencional e criar meios de que a criança venha a probIematizã-la. As reflexões acerca deste trabalho possibilitaram também a percepção de que a formação acadêmica fornece os pressupostos teoricos essenciais ao desenvolvimento da prática e que uma continuação dessa formação torna-se necessária no sentido de levar a reflexão, construção de novas estratégias, autonomia intelectual, tornando o autor da sua propria prática pedagogica.
Ver menos
O desenvolvimento da linguagem escrita : reflexões sobre uma proposta de alfabetização
Zanchin Sabrina
O desenvolvimento da linguagem escrita : reflexões sobre uma proposta de alfabetização
Zanchin Sabrina
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra