A afetividade do professor na relação com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem
Cassia Helena benaglia Fattori
TCC
Português
TCC/UNICAMP F269a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
38 f.
Orientador : Angela Fatima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As pesquisas das últimas décadas confirmam o fracasso escolar como um dos grandes desafios a ser vencido pela escola. Fatores intra e extra escolares têm sido apontados como as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem, que se manifestam através de defasagens e lentidão para...
Ver mais
Resumo: As pesquisas das últimas décadas confirmam o fracasso escolar como um dos grandes desafios a ser vencido pela escola. Fatores intra e extra escolares têm sido apontados como as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem, que se manifestam através de defasagens e lentidão para aprender, o que tem provocado reprovações e evasões de alunos devido os resultados insuficientes. Garantir o acesso, sem dar conta da permanência desses alunos é um dos equívocos das políticas públicas atuais. Democratizar o ensino é dar reais possibilidades para que as crianças tenham condições de assimilar os conteúdos e assim promover mudanças significativas e de qualidade em suas vidas. Com esse objetivo esse estudo procura encontrar, a luz das teorias, a possivel superação de uma questão antiga, mas ainda mal resolvida: as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar. Nessa perspectiva esse estudo olha para o problema sob a ótica dos professores: como enfrentam o baixo rendimento dos alunos que não aprendem e não apresentam comprometimentos de ordem neurológica, medica ou psicológica? Que tipo de interação ocorre entre os professores e esses alunos? Como são os afetos que permeiam essas relações? As dimensões afetivas presentes nas praticas pedagogicas do professor têm sido facilitadoras do processo no sentido de resgatar a aprendizagem? Para entender melhor essas questões foram observadas uma aluna da 4ª serie do Ensino Fundamental oom dificuldades de aprendizagem e a professora. Apos essas observações foram feitas entrevistas com a professora, primeiro sem roteiro e depois abordando a prática pedagogica e a afetividade presente nas interações da sala de aula. Os resultados apontam que o professor pode contribuir para dar um novo final para a historia de fracasso do aluno que não aprende, ao considerar a afetividade, junto com a inteligência, como parte importante no processo de desenvolvimento
Ver menos
A afetividade do professor na relação com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem
Cassia Helena benaglia Fattori
A afetividade do professor na relação com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem
Cassia Helena benaglia Fattori
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra