O desenho das crianças no contexto pre-escolar : considerações sobre a copia, a imitação e o papel do outro
Mariana de Souza Pinto Machado
TCC
Português
TCC/UNICAMP M18d
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
41 f.
Orientador : Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O desenho infantil tem um encantamento. Não importa a idade da criança nem a sua produção "politicamente correta" ou um "simples" rabisco, garatuja. Olha-se para o desenho com admiração e ao mesmo tempo com um ar de dúvida: "O que o desenho quer dizer?" Ou "O que a criança quer dizer" Quando...
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Resumo: O desenho infantil tem um encantamento. Não importa a idade da criança nem a sua produção "politicamente correta" ou um "simples" rabisco, garatuja. Olha-se para o desenho com admiração e ao mesmo tempo com um ar de dúvida: "O que o desenho quer dizer?" Ou "O que a criança quer dizer" Quando uma criança pequena faz seu desenho, que aos olhos de um adulto e somente um monte de riscos e rabiscos, e dá-lhe um nome e este passa a ter um significado, ela está começando a aprender a representar a realidade a sua volta, fazendo no seu desenho aquilo que tem para si um sentido. O adulto geralmente não espera ter que perguntar a uma criança o que ela desenhou, não quer escutar o dono do desenho, ele quer Ver com os proprios olhos e tirar suas proprias conclusões a respeito dessa linguagem que a criança está aprendendo, tudo isto porque o padrão estético cultural que nos é posto e
aceito e que o desenho tem que representar o mais possível a realidade e que a criança, para que se possa dizer que ela sabe desenhar, tem que fazer o que e socialmente aceito. Quando não enxergamos essa realidade representada no papel, então geralmente concluímos: "Essa criança não sabe desenhar", "Não tem forma e seu desenho", "É so rabiscos", eto. Pensando na criança que desenha, temos que respeitar a oriarlça e o seu desenho, pois cada uma tem seu ritmo de aprendizado e assim, um nivel e ritmo de desenvolvimento. Desta fonna, qual é o papel do professor no desenvolvimento do desenho infantil? Como é trabalhado o desenho na Educação Infantil? O professor deve "ensinar" o seu aluno a desenhar? Se o desenho e uma linguagem, e esta e necessariamente uma forma de pensamento, como interferir? Como fazer com que o desenho da criança não fique rotulado como "não-pode-ter-sido-feito-sozinho"? Imitar um desenho feito por um adulto é também uma forma de aprender a desenhar?
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aceito e que o desenho tem que representar o mais possível a realidade e que a criança, para que se possa dizer que ela sabe desenhar, tem que fazer o que e socialmente aceito. Quando não enxergamos essa realidade representada no papel, então geralmente concluímos: "Essa criança não sabe desenhar", "Não tem forma e seu desenho", "É so rabiscos", eto. Pensando na criança que desenha, temos que respeitar a oriarlça e o seu desenho, pois cada uma tem seu ritmo de aprendizado e assim, um nivel e ritmo de desenvolvimento. Desta fonna, qual é o papel do professor no desenvolvimento do desenho infantil? Como é trabalhado o desenho na Educação Infantil? O professor deve "ensinar" o seu aluno a desenhar? Se o desenho e uma linguagem, e esta e necessariamente uma forma de pensamento, como interferir? Como fazer com que o desenho da criança não fique rotulado como "não-pode-ter-sido-feito-sozinho"? Imitar um desenho feito por um adulto é também uma forma de aprender a desenhar?
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Mariana de Souza Pinto Machado
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