Um revelar das praticas não-sexistas dos meninos e das meninas em uma creche de Hortolância (SP)
Maria Gislaine Marques
TCC
Português
TCC/UNICAMP M348r
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
73f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Com a intenção de contribuir para a formação das profissionais de creche e para a construção da Pedagogia da Educação Infantil, investiguei o brincar das crianças pequenas atraves de um estudo de caso em uma turma de crianças de 3 anos de idade de uma EMEI do municipio de Hortolândia. O objetivo da...
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Com a intenção de contribuir para a formação das profissionais de creche e para a construção da Pedagogia da Educação Infantil, investiguei o brincar das crianças pequenas atraves de um estudo de caso em uma turma de crianças de 3 anos de idade de uma EMEI do municipio de Hortolândia. O objetivo da pesquisa foi enfocar a especificidade do brincar dos meninos e das meninas juntos e verificar a atitude das profissionais que trabalham com essas crianças em relação a essas especificidades.
Nos primeiros 3 capitulos, discorri sobre a estruturação da EMEI: os seus personagens, os seus espaços e a relação destes com a Pedagogia. Nos demais capítulos, falei sobre a importância da brincadeira, a relação das crianças durante as brincadeiras, o brincar dos meninos e das meninas e a brincadeira como parte do trabalho das profissionais e do não planejamento das mesmas. A partir das observações em campo, da análise dos episódios e das entrevistas das profissionais pude verificar que as crianças brincam em quaisquer circunstâncias e suas brincadeiras são feitas de acordo com aquilo que lhes da prazer e curiosidade. Tambem verifiquei que o brincar faz parte das crianças e que elas não se separam durante as brincadeiras, pois o que procuram são parceiros para o seu brincar. Além disso, verifiquei a falta de planejamento das atividades realizadas com as crianças por parte das recreacionistas que acabam por ficar apenas com a função de executoras Ver menos
Nos primeiros 3 capitulos, discorri sobre a estruturação da EMEI: os seus personagens, os seus espaços e a relação destes com a Pedagogia. Nos demais capítulos, falei sobre a importância da brincadeira, a relação das crianças durante as brincadeiras, o brincar dos meninos e das meninas e a brincadeira como parte do trabalho das profissionais e do não planejamento das mesmas. A partir das observações em campo, da análise dos episódios e das entrevistas das profissionais pude verificar que as crianças brincam em quaisquer circunstâncias e suas brincadeiras são feitas de acordo com aquilo que lhes da prazer e curiosidade. Tambem verifiquei que o brincar faz parte das crianças e que elas não se separam durante as brincadeiras, pois o que procuram são parceiros para o seu brincar. Além disso, verifiquei a falta de planejamento das atividades realizadas com as crianças por parte das recreacionistas que acabam por ficar apenas com a função de executoras Ver menos
Um revelar das praticas não-sexistas dos meninos e das meninas em uma creche de Hortolância (SP)
Maria Gislaine Marques
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