Inclusão dos alunos com necessidades especiais nas salas do ensino regular : um estudo sobre o que pensam os professores
Paula Carolina de Lima
TCC
Português
TCC/UNICAMP L628i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
70 f.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar o que as professoras pensam sobre a inclusão dos educandos com necessidades especiais nas salas do ensino regular. Iniciamos o trabalho com as concepções de deficiência atraves dos tempos, a influência destas concepções em nossa forma de ver as...
Ver mais
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar o que as professoras pensam sobre a inclusão dos educandos com necessidades especiais nas salas do ensino regular. Iniciamos o trabalho com as concepções de deficiência atraves dos tempos, a influência destas concepções em nossa forma de ver as pessoas com deficiência, e como esse olhar interfere nas relações sociais que se estabelecem dentro e fora da escola. Os debates atuais sobre as formas de exclusão social e a tentativa da construção de uma sociedade para todos, uma sociedade inclusiva, são refletidos através de teóricos, tanto inclusivistas como os que vêem a inclusão corno um caminho a ser percorrido cautelosamente. Para ouvirmos aos professores e respondermos a questão fomos busca-los na Universidade, onde estão se titulando no terceiro grau, mais especificamente no curso Pefopex - Pedagogia da Unicamp. Foram distribuídos questionários as três turmas do curso,durante o segundo semestre de 2003. A partir da sistematização e da análise dos dados colhidos, organizamos as falas das professoras em categorias e entrelaçamos, quando possível, suas vozes, o que implicou em escutar as professoras e comentar essas falas em relação a posicionamentos teóricos. Desta forma pudemos inferir, dentro do universo pesquisado, o que pensam as professoras sobre a inclusão dos alunos cem necessidades especiais nas salas de ensine regular
Ver menos
Aberto
Inclusão dos alunos com necessidades especiais nas salas do ensino regular : um estudo sobre o que pensam os professores
Paula Carolina de Lima
Inclusão dos alunos com necessidades especiais nas salas do ensino regular : um estudo sobre o que pensam os professores
Paula Carolina de Lima
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra