Senta e desenha! : concepções sobre o desenho infantil presentes na pratica educativa em creches de Valinhos (SP)
Fabiana Neves Lima
TCC
Português
TCC/UNICAMP L628s
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
73 f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A motivação para essa pesquisa surgiu atraves de minha experiência como professora de educação infantil. No ano de 2001, comecei a trabalhar em uma instituição particular de educação infantil. Como não cursei o magistério, mas sim um curso tecnico, essa foi minha primeira experiência com crianças....
Ver mais
A motivação para essa pesquisa surgiu atraves de minha experiência como professora de educação infantil. No ano de 2001, comecei a trabalhar em uma instituição particular de educação infantil. Como não cursei o magistério, mas sim um curso tecnico, essa foi minha primeira experiência com crianças. Apos três meses como auxiliar de classe surgiu a possibilidade de me tomar professora de uma turma de Maternal (crianças de 2 e 3 anos). Inicialmente, essa possibilidade me apavorou, mas resolvi aceitar este desafio. Logo no inicio deste curso de Pedagogia tive uma disciplina "Introdução à Pedagogia", que tratava das temáticas referentes a infância e a Educação Infantil, ministrada pela Prof" Ana Lúcia Goulart de Faria. Outras disciplinas, ao longo do curso, também abordaram a educação infantil e foi atraves delas e da minha experiencia como professora nessa área que definindo meu tema para este trabalho de conclusão de curso. Com o objetivo de ampliar minhas leituras e conhecimentos sobre a educação de crianças pequenas, iniciei um exaustivo levantamento bibliomáfico na biblioteca da Faculdade de Educação. Uma dissertação de mestrado me chamou a atenção pelo título "Lápis vermelho é de mulherzinha: desenho infantil, relações de gênero e educação infantil", de Márcia Gobbi. Quando passei a trabalhar cem uma turma de pre-escola (crianças de 4 e 5 anos), comecei a perceber uma mudança nos objetivos da educação. As crianças desta faixa etária trabalhavam com um livro didático, que deveria ser seguido. Comecei a perceber que o espaco do desenho so restringia a intervalos entre atividades do livro, que visavam a alfabetização. O desenho se tornou uma atividade complementar, uma atividade de descanso, uma atividade agradável, mas desnecessária
Ver menos
Senta e desenha! : concepções sobre o desenho infantil presentes na pratica educativa em creches de Valinhos (SP)
Fabiana Neves Lima
Senta e desenha! : concepções sobre o desenho infantil presentes na pratica educativa em creches de Valinhos (SP)
Fabiana Neves Lima
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra