Queremos parque : os cantinhos como forma de escolarização da pre-escola
Lia Carolina de Oliveira Barbosa de Menezes
TCC
Português
TCC/UNICAMP M524q
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
54f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Esta pesquisa foi realizada em uma pré escola do município de Hortolândia, buscando entender corno
e trabalhado as brincadeiras com cantinhos nas EMEIS da rede. A pesquisa consistiu em observar a forma que a brincadeira ocorria nos espaços determinados pela professora, o que foi chamado de... Ver mais Esta pesquisa foi realizada em uma pré escola do município de Hortolândia, buscando entender corno
e trabalhado as brincadeiras com cantinhos nas EMEIS da rede. A pesquisa consistiu em observar a forma que a brincadeira ocorria nos espaços determinados pela professora, o que foi chamado de cantinhos. Todas as observações foram anotadas em um diário de campo, e juntamente oom a bibliografia lida foi feita a analise dos dados. O municipio de Hortolândia adota o RCNEI como base para a educação infantil, e com isso o trabalho realizados pela professora se toma contraditório, assim como o documento utilizado como base, ou seja, o documento algumas vezes valoriza o brincar, mas não deixa de enfatizar a questão da leitura e escrita, o que acaba por tomar a brincadeira como um objeto de valorização da alfabetização. A hipotese inicial foi de que os espaços ¿que a professora estava separando para as crianças brincarem estavam sendo uma forma de preparar - las para o ensino fundamental, o assim tornar a leitura e a escrita mais presente na vida da criança. Os cantinhos utilizados pela professora foram os: da leitura, da beleza, do médico, do computador, do supermercado, e do escritorio. Todos eles estão envolvendo de forma direta ou indireta a leitura e a escrita, e isto faz com que a brincadeira esteja voltada apenas para preparar a criança para o ensino fundamental, deixando de ter o seu valor em si. A partir dos dados coletados pode-se constatar que os cantinhos utilizados pela rede de Hortolândia tem um caráter voltado para a escolarização, porem as crianças apresentam algumas formas de resistências, a este enfoque, e conseguem a seu modo fazer algumas alterações neste sistema. Ver menos
e trabalhado as brincadeiras com cantinhos nas EMEIS da rede. A pesquisa consistiu em observar a forma que a brincadeira ocorria nos espaços determinados pela professora, o que foi chamado de... Ver mais Esta pesquisa foi realizada em uma pré escola do município de Hortolândia, buscando entender corno
e trabalhado as brincadeiras com cantinhos nas EMEIS da rede. A pesquisa consistiu em observar a forma que a brincadeira ocorria nos espaços determinados pela professora, o que foi chamado de cantinhos. Todas as observações foram anotadas em um diário de campo, e juntamente oom a bibliografia lida foi feita a analise dos dados. O municipio de Hortolândia adota o RCNEI como base para a educação infantil, e com isso o trabalho realizados pela professora se toma contraditório, assim como o documento utilizado como base, ou seja, o documento algumas vezes valoriza o brincar, mas não deixa de enfatizar a questão da leitura e escrita, o que acaba por tomar a brincadeira como um objeto de valorização da alfabetização. A hipotese inicial foi de que os espaços ¿que a professora estava separando para as crianças brincarem estavam sendo uma forma de preparar - las para o ensino fundamental, o assim tornar a leitura e a escrita mais presente na vida da criança. Os cantinhos utilizados pela professora foram os: da leitura, da beleza, do médico, do computador, do supermercado, e do escritorio. Todos eles estão envolvendo de forma direta ou indireta a leitura e a escrita, e isto faz com que a brincadeira esteja voltada apenas para preparar a criança para o ensino fundamental, deixando de ter o seu valor em si. A partir dos dados coletados pode-se constatar que os cantinhos utilizados pela rede de Hortolândia tem um caráter voltado para a escolarização, porem as crianças apresentam algumas formas de resistências, a este enfoque, e conseguem a seu modo fazer algumas alterações neste sistema. Ver menos
Queremos parque : os cantinhos como forma de escolarização da pre-escola
Lia Carolina de Oliveira Barbosa de Menezes
Queremos parque : os cantinhos como forma de escolarização da pre-escola
Lia Carolina de Oliveira Barbosa de Menezes
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