A inclusão escolar : uma analise da declaração de Salamanca
Aline Aparecida Veltrone
TCC
Português
TCC/UNICAMP V548i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
58 f.
Orientador : Heloisa Helena Pimenta Rocha
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho serão analisados os princípios contidos na proposta da educação inclusiva presente na Declaração da Salamanca, bem como as suas implicações na construção da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O movimento em prol da inclusão escolar vem crescendo a partir da década de...
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Resumo: Neste trabalho serão analisados os princípios contidos na proposta da educação inclusiva presente na Declaração da Salamanca, bem como as suas implicações na construção da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O movimento em prol da inclusão escolar vem crescendo a partir da década de 90 e vem na defesa da educação para todos, na defesa de que nenhuma criança deve ser excluída da escala. A Declaração da Salamanca pode sor considerada o documento quo veio oficializar a proposta de educação inclusiva, trazendo na sua redação os princípios dela, tais como educação para todos, uso da terminologia educandos com necessidades especiais bem como novos questionamentos para o papel da educação especial. Na análise dos princípios podemos perceber que, em muitos momentos, o ideal da escola inclusiva se contrapõem com a realidade que encontramos, ficando o seu discurso contraditório e muitas vezes somente possível no nível teorico.
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