O cenario multilingue, multidialetal, multicultura de fronteira e o processo identitario brasiguaio na escola e no entorno social
Maria Elena Pires Santos
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Sa59c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
252 p.
Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: o objetivo da presente pesquisa, de cunho interpretativista (cf. Duranti, 1998; Ely, 1991; Agar, 1980/1996), foi investigar, nas práticas discursivas, a construção e (in)visibilização das identidades "brasiguaias", em que se buscou responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como são...
Ver mais
Resumo: o objetivo da presente pesquisa, de cunho interpretativista (cf. Duranti, 1998; Ely, 1991; Agar, 1980/1996), foi investigar, nas práticas discursivas, a construção e (in)visibilização das identidades "brasiguaias", em que se buscou responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como são construídas e como são (in)visibilizadas as identidades "brasiguaias" no contexto escolar e no contexto social mais amplo? O aporte teórico se fundamentou nas contribuições da Etnografia Escolar (cf. Erickson, 1985, 1988; 1989; Heller, 2000; Bortoni-Ricardo, 1993, 1999; Cavalcanti, 1996, 2003; Maher, 1998; Kleiman, 1998; Moita Lopes, 1999, 2002, 2003) para a geração de registros e também para a realização da análise, somada à Sociolingüística Interacional ampliada (cf. Heller, 1996, 1999b, 2000) de forma a permitir a inclusão de elementos da Análise Crítica do Discurso (cf. Fairclough, 1992, 1995a, 1995b), além de contribuições de outras áreas do conhecimento, como Antropologia (De Certeau, 2001), Filosofia (Morin, 1994a, 1994b; Deleuze, 1992), Estudos Culturais (Bhabha, 1990, 1992, 2000, 2001) e Sociologia (Elias & Scotson, 2000). A análise evidenciou duas construções das identidades "brasiguaias": 1. uma tendência essencialista; 2. Identidades fragmentadas. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Ver menos
Abstract: Based on interpretative methods (Duranti, 1997; Ely, 1991; Agar, 1980/1996) this study aimed at investigating the construction and (in)visibilization of the "brasiguaia" identities in discursive practices. The main research question was: How are the "brasiguaia" identities constructed and...
Ver mais
Abstract: Based on interpretative methods (Duranti, 1997; Ely, 1991; Agar, 1980/1996) this study aimed at investigating the construction and (in)visibilization of the "brasiguaia" identities in discursive practices. The main research question was: How are the "brasiguaia" identities constructed and (in)visibilized both in the school and in the wider social context? The theoretical perspective was grounded on School Ethnography (see Erickson, 1985, 1988, 1989; Heller, 2000; Bortoni-Ricardo, 1993; 1999; Cavalcanti, 1996, 2003; Maher, 1998; Kleiman, 1998; Moita Lopes, 1999, 2002, 2003) and on Critical / Extended Interacional Sociolinguistics (Heller, 1996, 1999b, 2000) to generate and analyze the data. In addition, some concepts from the Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1992, 1995a, 1995b) were adopted as well as some contributions from the fields of Anthropology (De Certeau, 2001), Philosophy (Morin, 1994a, 1994b; Deleuze, 1992), Cultural Studies (Bhabha, 1990, 1992, 2000, 2001) and Sociology (Elias & Scotson, 2000). The analysis showed two main constructions of the "brasiguaia" identities: 1. An essentialist tendency; 2. Fragmented identities. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Ver menos
O cenario multilingue, multidialetal, multicultura de fronteira e o processo identitario brasiguaio na escola e no entorno social
Maria Elena Pires Santos
O cenario multilingue, multidialetal, multicultura de fronteira e o processo identitario brasiguaio na escola e no entorno social
Maria Elena Pires Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra