Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
Ricardo Antonio Viotto
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP V814p
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
135p. : il.
Orientador: Maria do Carmo Martins
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como finalidade estudar as representações sobre a pratica dos professores de História atuantes na Diretoria de Ensino de Jaú. Foram entrevistados cinqüenta e cinco professores, visitadas vinte e oito unidades que estavam distribuídas em dezesseis municípios. Os estudos...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como finalidade estudar as representações sobre a pratica dos professores de História atuantes na Diretoria de Ensino de Jaú. Foram entrevistados cinqüenta e cinco professores, visitadas vinte e oito unidades que estavam distribuídas em dezesseis municípios. Os estudos sobre representações saíram dos questionários aplicados que continham perguntas fechadas e abertas, essas questões possibilitaram analisar três grandes temas: a trajetória profissional dos docentes, as condições de trabalho e áreas de conhecimento. As inferências sobre
os temas revelaram a influência, em parte das duas esferas que vão formar a prática docente: formação inicial e a experiência na esfera escolar que irão configurar o saber histórico escolar desses professores, mostrando assim sua imagens, expectativas e frustrações sobre o papel do educador e a profissão do professor de História Ver menos
os temas revelaram a influência, em parte das duas esferas que vão formar a prática docente: formação inicial e a experiência na esfera escolar que irão configurar o saber histórico escolar desses professores, mostrando assim sua imagens, expectativas e frustrações sobre o papel do educador e a profissão do professor de História Ver menos
Abstract: This work has as purpose to study the representations remains to the active teachers of History practice in the Management of Jaú area. Fifty five teachers were interviewed, visited twenty-eight units that were distributed in sixteen municipal districts. The study about the representations...
Ver mais
Abstract: This work has as purpose to study the representations remains to the active teachers of History practice in the Management of Jaú area. Fifty five teachers were interviewed, visited twenty-eight units that were distributed in sixteen municipal districts. The study about the representations came from the questionnaires applied that contained closed and open questions; those subjects made possible to analyze three great themes: 1º) the teachers professional path; 2º) the work conditions and; 3º) knowledge areas. The inference on the themes revealed the influence, partly, of the two spheres that will form the educational practice: initial formation and the experience in the school sphere that will configure those teachers¿ school historical knowledge, showing his/her images, expectations and frustration on the educator¿s paper and the teachers of History profession
Ver menos
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
Ricardo Antonio Viotto
Os professores de Historia : formação inicial e a configuração dos saberes escolares - um estudo sobre os professores atuantes na Diretoria de Ensino de Jau
Ricardo Antonio Viotto
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra