Composição coreografica : uma interseção dos estudos de Rudolf Laban e da improvisação
Laura Pronsato
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P944c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
159 p. : il.
Orientador: Eusebio Lobo da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: A busca de um corpo sensível, de um corpo que pode ser em totalidade no fazer artístico da arte cênica da dança permitiu percorrer um caminho prático/reflexivo que conjugou três temascentrais: 1 - a visão de corpo, abordada a partir do pensamento de Merleau-Ponty, que questiona aquela que o...
Ver mais
Resumo: A busca de um corpo sensível, de um corpo que pode ser em totalidade no fazer artístico da arte cênica da dança permitiu percorrer um caminho prático/reflexivo que conjugou três temascentrais: 1 - a visão de corpo, abordada a partir do pensamento de Merleau-Ponty, que questiona aquela que o trata como mero objeto; 2 - o universo da Teoria do Movimento de Rudolf Laban; 3 - os jogos de improvisação como instrumentos potencializadores do pensamento imaginativo fomentadores do processo criativo do bailarino/ator. A idéia central desta pesquisa é que a sintaxe do movimento, abordada por Rudolf Laban, conjugada a jogos de improvisação, proporcionam ferramentas para um processo criativo que possa abrir espaço para uma visão e atuação do corpo global do bailarino/ator
Ver menos
Abstract: La búsqueda de un cuerpo sensible, de un cuerpo que puede ser en totalidad en el hacer artístico dei arte escénico de.la danza permitió recorrer un camino práctico/reflexivo que conjugó tres temas centrales: I - La visión dei cuerpo abordada a partir dei pensamiento de Merleau-Ponty, que...
Ver mais
Abstract: La búsqueda de un cuerpo sensible, de un cuerpo que puede ser en totalidad en el hacer artístico dei arte escénico de.la danza permitió recorrer un camino práctico/reflexivo que conjugó tres temas centrales: I - La visión dei cuerpo abordada a partir dei pensamiento de Merleau-Ponty, que cuestiona aquella visión que trata el cuerpo como mero objeto. 2 - EI universo de la Teoria dei Movimiento de Rudolf Laban. 3 - Los juegos de improvisación como instrumentos potencializadores dei pensamiento imaginativo e fomentadores dei proceso creativo dei bailarín/actor. La idea central de esta pesquisa es que la sintaxis dei movimiento, abordada por Rudolf Laban, conjugada aios juegos de improvisación, proporcionan herramientas para un proceso creativo que posibilite abrir espacios para una visión y actuación deI cuerpo global dei bai1arín/actor
Ver menos
Composição coreografica : uma interseção dos estudos de Rudolf Laban e da improvisação
Laura Pronsato
Composição coreografica : uma interseção dos estudos de Rudolf Laban e da improvisação
Laura Pronsato
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra