Mudanças na concepção e pratica da avaliação e seu efeito no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) em uma escola de ensino medio e tecnico
Silvana Lucia Teixeira de Avelar
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Av32m
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
196p.
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa-ação de base etnográfica tem por objetivo implementar um proposta de avaliação coerente com a realidade do contexto de ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglês) de uma escola de ensino médio e técnico da região sudeste do país, afim de se analisar o efeito retroativo...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa-ação de base etnográfica tem por objetivo implementar um proposta de avaliação coerente com a realidade do contexto de ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglês) de uma escola de ensino médio e técnico da região sudeste do país, afim de se analisar o efeito retroativo dessa proposta no aumento da percepção de professor e alunos sobre o processo de ensino/aprendizagem bem como na ampliação da participação destes no desenvolvimento da própria aprendizagem. Esta pesquisa divide-se em duas fases. A primeira tem por finalidade investigar as causas da manutenção da desmotivação e desinteresse dos alunos, mesmo após algumas mudanças anteriormente ocorridas neste contexto relacionadas ao material didático., interação professor-aluno e critérios de avaliação.A segunda, por sua vez. objetiva a partir dos resultados encontrados na primeira fase, propor e implementar uma proposta de avaliação, constituída de quatro atividades que propicie a reflexão de alunos e professor sobre seus papéis e ações na prática educacional. O referencial teórico da pesquisa inclui pressupostos teóricos para a elaboração de um curriculum comunicativo, conceitos e pesquisas sobre a cultura de ensinar, aprender e avaliar, LE de alunos e professores, autonomia e aprendizagem auto-orientada, avaliação e efeito retroativo, resultados de pesquisas que mostram dificuldades na implementação da abordagem comunicativa e autonomia em contextos de ensino/aprendizagem de línguas ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital
Ver menos
Abstract: Not informed.
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Orientador
Mudanças na concepção e pratica da avaliação e seu efeito no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) em uma escola de ensino medio e tecnico
Silvana Lucia Teixeira de Avelar
Mudanças na concepção e pratica da avaliação e seu efeito no ensino/aprendizagem de lingua estrangeira (ingles) em uma escola de ensino medio e tecnico
Silvana Lucia Teixeira de Avelar
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra