O lugar do imprevisto no espaço de educação infantil
Sueli Helena de Camargo Palmen.
TCC
Português
TCC/UNICAMP P182L
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
100 f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As reflexões que se seguirão no decorrer deste trabalho são frutos de um estudo de caso numa instituição de educaçao infantil, buscando as relações existentes entre a organização espacial e os momentos de imprevisto ocasionados pela expressividade e múltiplas experiências infantis. Enquanto...
Ver mais
Resumo: As reflexões que se seguirão no decorrer deste trabalho são frutos de um estudo de caso numa instituição de educaçao infantil, buscando as relações existentes entre a organização espacial e os momentos de imprevisto ocasionados pela expressividade e múltiplas experiências infantis. Enquanto oportunizadoras de múltiplas relações, as creches e pre escolas são espaços de educação e cuidado coletivos, na esfera pública, que propiciam às crianças o contato e a interação com outras crianças e adultos, dentro de suas diferenças: de idade, de etnia, de cultura, de gênero, de classe, entre outras diversidades . Ao buscarmos uma Pedagogia da Educação que garanta o díreifo à .infância (Faria, 1999a.: 69), devemos pois, levar em consideração a diversidade cultural das crianças e suas famílias, favorecendo a construção do sentimento de peitencimento dos mesmos, visando consolidar a identidade cultural dos envolvidos -- crianças e adultos, no interior dos Centros de Educação Infantil. Tendo em vista esse objetivo, a organização dos espaços fisicos dos Centros de Educaçao Infantil deve superar os modelos rígidos de escola, de casa e de hospital (idem: 70), permitindo o trânsito e as trocas de experiencias entres os sujeitos que se encontram em seu interior, lembrando que as formas de organização desse espaço não são neutras, pelo contrario, expressam questões ideológicas. econômicas e politicas, que nos revelam o modo como as relações são concebidas: favorecendo a criação de espaços da iiberdade ou da opressão ( Lima, apud Prado,1998: 41). Sendo assim, aí mora a importância dessa pesquisa - ver qual a influência da organização espacial, em uma creche de universidade pública, na vivência de crianças e adultos e como são as praticas educativas desencadeadas portais espaços
Ver menos
O lugar do imprevisto no espaço de educação infantil
Sueli Helena de Camargo Palmen.
O lugar do imprevisto no espaço de educação infantil
Sueli Helena de Camargo Palmen.
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra