Educação e ideologia : a importancia da participação politica
Simone Pinto da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38e
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
22 f.
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Procurei realizar minha pesquisa dando ênfase nas formas de participação política e nas lutas da classe de professores brasileiros (principalmente do Estado de São Paulo). Uma pequena alusão à parte teórica do tema é feia no início da monografia, onde é exposto a concepção de ideologia, de...
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Resumo: Procurei realizar minha pesquisa dando ênfase nas formas de participação política e nas lutas da classe de professores brasileiros (principalmente do Estado de São Paulo). Uma pequena alusão à parte teórica do tema é feia no início da monografia, onde é exposto a concepção de ideologia, de luta de classes, ideologia na educação e um histórico. Nessa primeira parte faço uma condensação da pesquisa bibliográfica, não me aprofundei nela porque penso que uma leitura dos teóricos desse tema é muito mais enriquecedora do que minha simples tentativa de reprodução resumida de suas obras. O objetivo dessa parte teórica do trabalho é fornecer o entendimento da prática relatada na fase seguinte. A segunda parte da monografia refere-se a esta prática de participação política. Infelizmente a bibliografia ligada a esse tema é escassa, encontrei apenas um livro que relatava as experiências vividas por professores nos anos de 64 a 80. O restante do material foi retirado de jornais da APROESP e da pesquisa de realidade realizada pelas quatro componentes desse tema, trocamos as respostas para obtermos maiores informações. Talvez a análise dessa prática tenha deixado um pouco a desejar a nível de dados, mas ela está coerentemente embasada na realidade brasileira. Tentei abordar as diferentes formas de participação política. Fiz uma caracterização mais aprofundada a respeito da greve, por ser este o meio de luta mais utilizado pelos professores. Outra abordagem especificada é feita ao sindicato e , em principal a APROESP, por serem estas a segunda maior forma de participação por serem estas a segunda maior forma de participação política dos professores. Nesta monografia também é abordado outros tipos de participação, como o Conselho Escolar, Partidos Políticos, comunidades, pais de alunos e movimento estudantil. A conclusão do trabalho é feita a partir de uma análise dos dados da realidade (questionários) relacionados à bibliografia e ao material fornecido pela APROESP. Em outras palavras uma analogia entre a parte prática e a parte teórica do trabalho.
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