Infancia : tempo de brincar? - (um estudo sobre a infancia das crianças ricas)
Lucia Maria De Santis
TCC
Português
TCC/UNICAMP D34i
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
75 f.
Orientador: Zeila de Brito Fabri Demartini
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a infância de crianças pertencentes a classes sociais elitizadas (crianças ricas), de uma escola da rede particular de ensino, destinada ao atendimento dessa clientela. Inicialmente meu interesse era estudar, de maneira geral, es determinantes...
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Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a infância de crianças pertencentes a classes sociais elitizadas (crianças ricas), de uma escola da rede particular de ensino, destinada ao atendimento dessa clientela. Inicialmente meu interesse era estudar, de maneira geral, es determinantes de que Marceillino (1990) chama de "furto do lúdico" na infância, eu seja, estudar os motivos pelos quais as crianças eram privadas de brincar, de vivenciar sua infância com o que ela tem de mais especifico, ao meu ver, que e a brincadeira. Devido a grande e diversa quantidade desses motivos (a miséria, o trabalho, o trabalho forçado no caso das crianças pobres, o excesso de atividades que realizam as crianças ricas, etc), delimitei meu campo de estudo, determinando - com a ajuda de minha orientadora - que estudaria apenas a infancia (o brincar) das crianças ricas, um tema não muito explorado até o momentos A escolha da escola na qual o trabalho de campo seria realizado deu-se pelo fato de que eu trabalho nessa escola. Isso, sem dúvida alguma, facilitou bastante o desenvolvimento do estudo, uma vez que eu conhecia as crianças e tinha com elas um bom relacionamento. O trabalho de coleta de informações - observações e entrevistas - foi realizado com as crianças de forma prazerosa e descontraida, tanto para mim como para elas, que deixaram isso bastante claro, durante o processo e posteriormente. Além da parte prática, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, não especificamente sobre o tema "infancia das criancas ricas, ou infancia da elite", mas sobre as concepções de infância,; sobre o brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança, sua relação com a educação escolar... O trabalho esta dividido, basicamente, em quatro partes: 1) a introdução; 2) um historico sobre a descoberta da infancia e suas especificidades - dentre elas o brincar; 3) um capitulo que abrange os diferentes significados dos termos: brinquedo, jogo, brincadeira e sua importância para a criança; 4) um capítulo que relaciona o brincar com a educação escolar. As leituras foram de extrema importância para o enriquecimento dos conhecimentos que possuia a respeito do assunto, alem do respaldo teorico, fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Contudo, atribuo a importância desse estudo ao fato de que nele estão as opiniões das proprias crianças, sua concepções a respeito do brincar, enfim, o que elas pensam a respeito de suas brincadeiras, de sua infância. Que ele contribua para que essa prática seja cada voz mais realizada e valorizada por todos?
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