Atuação docente e seus reflexos na produção de textos de alunos de 4ª serie do ensino fundamental : um estudo de caso
Gabriela Lanzarotti Contrucci Garcia. -
TCC
Português
TCC/UNICAMP G165a
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
39 f.
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho teve inicio a partir de minha experiência de estágio realizada em sala de aula em uma 4"série de uma Escola Estadual localizada na cidade de Vinhedo-SP. Observando o trabalho com a produção de textos realizado pela professora, notei que esta atividade encerrava-se apenas na...
Ver mais
Resumo: Este trabalho teve inicio a partir de minha experiência de estágio realizada em sala de aula em uma 4"série de uma Escola Estadual localizada na cidade de Vinhedo-SP. Observando o trabalho com a produção de textos realizado pela professora, notei que esta atividade encerrava-se apenas na proposta da atividade, na execução e atribuição da nota. Neste contexto, muitas crianças apresentavam desinteresse pela atividade, alem de não avançaram enquanto escritores. Surgiram, então, indagações a respeito do papel do professor no processo de produção textual dos alunos que neste caso era apenas avaliativo, não contribuindo para o avanço do aluno ao longo do processo. É importante o papel do professor durante as atividades de leitura e produção de textos no sentido de analisar como os alunos vêm realizando estas atividades, levando em conta suas experiências prévias a de orientar-lhes e complementar seus conhecimentos. Neste sentido, o professor é um orientador, levando seu aluno a tornar-se um usuário da língua escrita e não um juíz sendo a nota considerada o objetivo ñnal. Optei por um estudo de caso baseado na observação e registro em diário de campo bem como na participação em atividades com as crianças. Num primeiro momento faço uma breve descrição do contexto escolar, relatando o ambiente em que vivem os sujeitos da pesquisa e num segundo momento mostro o trabalho com a produção de textos que a professora da classe realizava com as crianças e, posteriormente, analisando e discutindo os dados coletados, proponho alternativas para que o trabalho com a produçao de textos seja mais prazeroso e produtivo. Através dos dados analisados nesta pesquisa, percebemos que a produção de textos pode ser algo agradável para os alunos mas que dependerá muito da atuação do professor ao longo desse processo
Ver menos
Abstract: Not informed
Atuação docente e seus reflexos na produção de textos de alunos de 4ª serie do ensino fundamental : um estudo de caso
Gabriela Lanzarotti Contrucci Garcia. -
Atuação docente e seus reflexos na produção de textos de alunos de 4ª serie do ensino fundamental : um estudo de caso
Gabriela Lanzarotti Contrucci Garcia. -
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra