Analise da pratica do professor construtivista na disciplina de matematica
Rosangela de Paula
TCC
Português
TCC/UNICAMP P281a
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
42 f.
Orientador: Maria do Carmo Mendonça
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O construtivismo vem ganhando terreno na saIa de aula nos últimos anos. Muitos professores se dizem construtivistas sem ter tido oportunidade para discutir ou analisar o que pode ser um professor construtivista. Assim sendo, uma questão se coloca. Como está a prática do professor que se diz...
Ver mais
Resumo: O construtivismo vem ganhando terreno na saIa de aula nos últimos anos. Muitos professores se dizem construtivistas sem ter tido oportunidade para discutir ou analisar o que pode ser um professor construtivista. Assim sendo, uma questão se coloca. Como está a prática do professor que se diz construtivista, especificamente em Matemática, diante de tantas reflexões sobre essa nova corrente epistemologica? Partindo do interesse em investigar este tema, elegemos algumas categorias na tentativa de compreender e caracterizar um ensino de matemática construtivista. Duas pesquisas de avaliação nacional de ensine básico, recentes foram citadas para ilustrar como esta e rendimento dee alunos em matematica, juntamente com um dos fatores determinantes desse rendimento, a formação do professor. A parte prática desta pesquisa se deu numa escola de rede pública municipal, em Jundiaí, numa classe de Ciclo Básico Inicial, onde observarmos algumas implicações práticas dos pressupostos construtimarxistas, dos quais selecionamos as categorias, que se seguem, para análise: A interação professora-alunos; A possibilidade do processo de construção, pelas Crianças, de métodos proprios acerca dos conceitos matemáticos; O uso de materiais de manipulação no ensino de matematica
Ver menos
Abstract: Not informed
Analise da pratica do professor construtivista na disciplina de matematica
Rosangela de Paula
Analise da pratica do professor construtivista na disciplina de matematica
Rosangela de Paula
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra