O atendimento a criança pequena no Brasil : uma revisão bibliográfica (1800-1940)
Fernanda Chagas Virgili Felippe
TCC
Português
TCC/UNICAMP F335a
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
56f.
Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Como professora de Educaçao Infantil e Ensino Fundamental desde 1.991 - sempre existiu em mim a curiosidade sobre o processo histórico de formação das instituições de educação infantil. Creio que o
Trabalho de Conclusão de Curso (completo) apresenta-se como uma boa oportunidade para um... Ver mais Como professora de Educaçao Infantil e Ensino Fundamental desde 1.991 - sempre existiu em mim a curiosidade sobre o processo histórico de formação das instituições de educação infantil. Creio que o
Trabalho de Conclusão de Curso (completo) apresenta-se como uma boa oportunidade para um aprofundamento que pode auxiliar-me a perceber as reais funções destas instituições que, na minha observação do cotidiano, evidenciava-se uma maior preocupação e cuidado com a higiene, a saúde, a alimentaçao, o vestuário, especialmente no que diz respeito as crianças atendidas nas creches. Concomitantemente, verifico que os pais, quando se manifestam. também demonstram uma
preocupação voltada para esses cuidados. Dai que paulatinamente comecei a me indagar sobre o carater dessas instituições. Ou seja, qual ou quais as funções da educação infantil? Por que, apesar da legislação vigente incorporar creches e pré escolas ao sistema educacional, o que salta a vista , é uma perspectiva eminentemente assistencialista, especiaimente no que diz respeito a creches? Qual o seu significado político? Definido o tema tratava-se de decidir a abordagem metodoiogica a ser utilizada. A principio pensei na realização de um estudo de caso. No entanto, dada a exiguidade de tempo e abrangência adequada para um primeiro trabalho de maior fôlego acadêmico, decidi recortar o tema realizando uma revisão bibliográfica da historia do atendimento da creche no Brasil a partir de duas vertentes, ou seja, a ênfase no cunho assistencial e no cunho educativo dessas instituições.
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Trabalho de Conclusão de Curso (completo) apresenta-se como uma boa oportunidade para um... Ver mais Como professora de Educaçao Infantil e Ensino Fundamental desde 1.991 - sempre existiu em mim a curiosidade sobre o processo histórico de formação das instituições de educação infantil. Creio que o
Trabalho de Conclusão de Curso (completo) apresenta-se como uma boa oportunidade para um aprofundamento que pode auxiliar-me a perceber as reais funções destas instituições que, na minha observação do cotidiano, evidenciava-se uma maior preocupação e cuidado com a higiene, a saúde, a alimentaçao, o vestuário, especialmente no que diz respeito as crianças atendidas nas creches. Concomitantemente, verifico que os pais, quando se manifestam. também demonstram uma
preocupação voltada para esses cuidados. Dai que paulatinamente comecei a me indagar sobre o carater dessas instituições. Ou seja, qual ou quais as funções da educação infantil? Por que, apesar da legislação vigente incorporar creches e pré escolas ao sistema educacional, o que salta a vista , é uma perspectiva eminentemente assistencialista, especiaimente no que diz respeito a creches? Qual o seu significado político? Definido o tema tratava-se de decidir a abordagem metodoiogica a ser utilizada. A principio pensei na realização de um estudo de caso. No entanto, dada a exiguidade de tempo e abrangência adequada para um primeiro trabalho de maior fôlego acadêmico, decidi recortar o tema realizando uma revisão bibliográfica da historia do atendimento da creche no Brasil a partir de duas vertentes, ou seja, a ênfase no cunho assistencial e no cunho educativo dessas instituições.
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