A relação entre teoria e pratica na formação de professores primarios no Estado de São Paulo
Claudineia Maria Vischi Avanzini
TCC
Português
TCC/UNICAMP Av15r
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
134f.
Orientador: Pedro L. Goergen
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente trabalho tem por finalidade observar como a teoria e a prática se relacionam nas escolas e quais são suas implicações no trabalho do futuro professor. Analisará ainda, como esta relação realmente acontece em escolas do Estado de São Paulo/Brasil e do Estado de Baden Würtemberg/Alemanha,...
Ver mais
O presente trabalho tem por finalidade observar como a teoria e a prática se relacionam nas escolas e quais são suas implicações no trabalho do futuro professor. Analisará ainda, como esta relação realmente acontece em escolas do Estado de São Paulo/Brasil e do Estado de Baden Würtemberg/Alemanha, através do método comparativo. É importante esclarecer, inicialmente, o que é teoria e prática e como ocorre o relacionamento entre ambas. Etimologicamente, os termos vêm do grego: teoria significava observar, contemplar e refletir; e prática (práxis, práxeos) agir e interagir conscientemente. Os dois termos são utilizados amplamente por vários filósofos em diferente periodos da história do pensamento. Cada período ou filósofo acrescentaram aos termos, de acordo com suas concepções, diferentes significados, ampliando-os ou desenvolvendo-os até chegar ao seu significado atual. Um exemplo disto pode ser encontrado no texto de Goergen (1991), que mostra como Sócrates acentuou a prática, colocando a seu serviço o método da maiêutica, Aristóteles isolou os dois elementos (teoria e prática); Francis Bacon valorizou, unilateralmente, o aspecto prático como Diderot, sendo que este último reconheceu a impossibilidade de um avanço prático sem teoria. Além destes pensadores, muitos outros, como Kant, Hegel, Nietzsche, Lukács, Habermas, etc, discutiram e preocuparam-se com a relação teoria-prática
Ver menos
A relação entre teoria e pratica na formação de professores primarios no Estado de São Paulo
Claudineia Maria Vischi Avanzini
A relação entre teoria e pratica na formação de professores primarios no Estado de São Paulo
Claudineia Maria Vischi Avanzini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra