Leitura : de uma concepção tradicional a uma politica de leiturização
Luciane Germano da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38L
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
68 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No primeiro capitulo, é realizada uma contextualização histórica do conceito de alfabetização seguida da caracterização e críticas à concepção tradicional de leitura e escrita. No segundo capitulo, é definido o conceito de alfabetização funcional, acreditando-se que tal processo deva,...
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Resumo: No primeiro capitulo, é realizada uma contextualização histórica do conceito de alfabetização seguida da caracterização e críticas à concepção tradicional de leitura e escrita. No segundo capitulo, é definido o conceito de alfabetização funcional, acreditando-se que tal processo deva, necessariamente, recair sobre os usos sociais da escrita. Para tal idéia serão utilizadas as contribuições das diferentes áreas de conhecimento como a psicologia, psicolingüistica, lingüística e sociolingüística. No terceiro capítulo, será caracterizada a concepção funcional de leitura tendo como base a contribuição de diferentes pesquisadores como Frank Smith, Jean Foucalnbert, entre outros. O quarto capítulo aborda as concepções e as respectivas práticas empregadas pelos docentes. É visto que, embora a concepção tenha sido alterada, a prática pedagógica, muitas vezes, ainda se baseia na concepção tradicional
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Luciane Germano da Silva
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