Ser professora : narrativa de um processo de constituição
Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas
TCC
Português
TCC/UNICAMP F884s
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
86f.
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Ser professora... o que envolve a constituição desse estar sendo ? Longe de pretender explicar descritivamente o longo percurso de formação do professor , detalhando didaticamente o que "deve e não deve" acontecer neste processo como se convencionou produzir no discurso pedagógico , este texto conta...
Ver mais
Ser professora... o que envolve a constituição desse estar sendo ? Longe de pretender explicar descritivamente o longo percurso de formação do professor , detalhando didaticamente o que "deve e não deve" acontecer neste processo como se convencionou produzir no discurso pedagógico , este texto conta de forma narrativa, priorizando uma linguagem literária, uma breve história desse processo de constituição. Aqui pretendeu-se conservar e ressaltar apesar da opacidade da linguagem e dos riscos de se terem perdidos fragmentos da historia ao recorrer à memoria , os pequenos aspectos do cotidiano, muitas vezes desprezados pelo olhar cientifico que nos leva as mais significativas reflexães sobre o nosso constante estado de aprendizagem deste papel social . A escolha pela narrativa como metodo de investigação justifica-se pela crença de que a narração é uma forma de estruturar e resignificar a experiência vivida , possibilitando a reflexão e o encontro do escritor/leitor com a historia coletiva de formação que se construiu na/ pela experiência e que se dá a ver e se reconstrói no próprio ato de sua leituras' escritura . Esta é uma história de descobertas. História vivida e sentida através das muitas histórias que a ela se foram tecendo . A história de uma estudante , uma estagiária, uma professora , que vão aprendendo a ser professora nos sobressaltos do cotidiano , no ter que fazer muitas vezes sem saber como se faz , na construção paulatina de um olhar mais apurado e atento à produção de seus alunos na descoberta das muitas contradições enredadas no tecido das instituições que nos constituem , na escrita e na leitura como momentos significativos de reflexão e crescimento no processo de formação do professor , formação que se dá pelo/com o outro , pela/na palavra, e, sobretudo, nus ínterstícios do cotidiano da sala de aula
Ver menos
Ser professora : narrativa de um processo de constituição
Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas
Ser professora : narrativa de um processo de constituição
Lisandra Cristina Gonçalves de Freitas
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra