Analisando experiencias de leitura no curso de pedagogia / UNICAMP : buscando o espaço de formação do leitor
Liliam Ricarte de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4a
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
42 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Partimos do pressuposto de que a condição de leitor não e inata e, sim, construída nas diversas relações que o sujeito estabelece com a leitura, nos diversos momentos de sua vida: na família, na escola, na igreja, etc. Devemos considerar que a escola hoje é um dos principais espaços da...
Ver mais
Resumo: Partimos do pressuposto de que a condição de leitor não e inata e, sim, construída nas diversas relações que o sujeito estabelece com a leitura, nos diversos momentos de sua vida: na família, na escola, na igreja, etc. Devemos considerar que a escola hoje é um dos principais espaços da formação do sujeito leitor. Assim, refletindo sobre o trabalho com a leitura na escola, cabe a seguinte pergunta: "Como é possivel a um professor ou uma professora, que não gosta de ler e escrever, que não sente prazer em desvendar os múltiplos sentidos possíveis de um texto, trabalhar para que seus alunos entrem na corrente da linguagem, na .feitura e na escrita ?" (KRAMER & SOUZA apud KRAMER, 1999). KRAMER (op. cit) enfatiza que a concretização de práticas de feitura e escrita precisa ser parte da formação de professores pois, "para tornar seus alunos pessoas que gostem e queiram escrever, os próprios professores precisam estaoeiecer relações estreitas com a linguagem, experimentando a leitura e a escrita como pratica social". Assim sendo, torna-se necessário pensar a formação do professor tendo em vista também a formação do leitor. Pensar a formação de professores nos remete a olhar para os locais onde esta se dá atualmente, entre eles o curso de pedagogia. Pensando a universidade como um espaço que propicia um alto nível de escolarização, julgamos que não seria seu papel prioritário formar o leitor; da mesma forma, ressaltamos também que a formaçao ao leitor não se dá somente na escola, como já afirmamos anteriormente. Mas, Considerando que a escola muitas vezes falha na formação do leitor no período da sua permanência na instituição e a importância da leitura na profissão de professor, é adequado questionar sobre o papel da universidade na formação do leitor. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é descrever e analisar as experiências de leitura que o aluno vivencia, durante um Curso de Pedagogia, planejadas pelas disciplinas que o compõem e suas implicações na formação do aluno enquanto leitor. Levando-se em conta que a pedagogia á um curso que forma, entre outras habilitações, o professor, gostariamos de analisar em que medida a formação privilegia a formação do leitor, pois esta característica lhe será importante em sua formação, como construtor do conhecimento, que utilizará na sala de auia e na reflexão sobre sua prática docente. Também não podemos descartar o fato de o professor ser, na escola, um dos responsáveis pela formação do aluno enquanto leitor
Ver menos
Analisando experiencias de leitura no curso de pedagogia / UNICAMP : buscando o espaço de formação do leitor
Liliam Ricarte de Oliveira
Analisando experiencias de leitura no curso de pedagogia / UNICAMP : buscando o espaço de formação do leitor
Liliam Ricarte de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra