Alfabetização de adultos : 30 anos da proposta de Paulo Freire
Maria de Lourdes Pinheiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP P655a
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
73 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A alfabetização de adultos no Brasil apresenta-se ainda hoje como um serio problema, seja por haver muitos adultos analfabetos ou seja porque muitos dos individuos que passaram pela escola e tiveram um contato com a leitura e a escrita, não conseguem fazer desse conhecimento um uso social critico e...
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A alfabetização de adultos no Brasil apresenta-se ainda hoje como um serio problema, seja por haver muitos adultos analfabetos ou seja porque muitos dos individuos que passaram pela escola e tiveram um contato com a leitura e a escrita, não conseguem fazer desse conhecimento um uso social critico e consciente, que lhes garanta o desenvolvimento da sua cidadania, visto que muitos lêem e escrevem apenas o próprio nome. Alvarado (1997) informa que, em muitos casos, os esforços visando à alfabetização de adultos produziram altos indices de um posterior analfabetismo fimcional, com impossibilidade de acesso à educação básica completa. O autor coloca, ainda, que a falta de preparação e qualificação dos professores para o trabalho com adultos, condiciona-os a seguirem modelos tradicionais de ensino, transmitindo conhecimentos predeterminados e descontextualizados, de forma que se esquecem de que a atuação docente não e apenas educativa, em termos de ensino, e que seus estudantes têm caracteristicas especificas, fazendo-se necessário o emprego de metodologias apropriadas. Na década de 60, o educador Paulo Freire, questionando o modelo tradicional de ensino, desenvolveu um metodo de alfabetização de adultos, conhecido como "método Paulo Freire". De acordo com a sua concepção de educação, e possivel aprender a valorizar o saber acumulado pelos alunos aos quais sua pedagogia se destina, alem de ser possível perceber que o processo educacional não deve ser formal, porque pode ser um espaço formador de homens conscientes de sua cidadania e de suas responsabilidades na transformação da realidade em que vivem. Em vista disso, procurou-se realizar uma pesquisa sobre os projetos desenvolvidos sobre este mesmo tema, ou seja, o de alfabetização de adultos. Verifieou-se, então, que há uma quantidade muito grande de trabalhos realizados, não sendo detectado, entretanto, nenhum estudo que tratasse sobre o assunto que foi aqui definido: verificar, a partir da proposta de alfabetização de adultos elaborada por Paulo Freire, se houve ou não mudanças em relação aos metodos e praticas pedagogicas utilizadas por outras propostas, que tivessem como fundamento as ideias deste educador, trinta anos depois
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Maria de Lourdes Pinheiro
Alfabetização de adultos : 30 anos da proposta de Paulo Freire
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