Fracasso escolar : estudo documental de encaminhamentos inadequados ao Hospital das Clinicas da UNICAMP
Sonia da Dores Rodrigues Rossini
TCC
Português
TCC/UNICAMP R736f
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
58 f.
Orientador: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar e identificar que comportamentos e/ou atitudes são apresentados pelas crianças no seu cotidiano escolar que faz com que as mesmas sejam encaminhadas indevidamente ao Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Para tal,...
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Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar e identificar que comportamentos e/ou atitudes são apresentados pelas crianças no seu cotidiano escolar que faz com que as mesmas sejam encaminhadas indevidamente ao Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Para tal, foi realizado uma analise documental nos prontuários de todas as crianças atendidas naquele Ambulatório no ano de 1995. Das 159 crianças que iniciaram o atendimento, 24 (15%) o abandonaram antes que o mesmo fosse concluído. Assim, 135 crianças iniciaram e concluíram o atendimento no período citado. O diagnóstico final do laudo emitido pelos profissionais desse ambulatório mostrou que 62 crianças (45.9%) tinham, em maior ou menor grau, algum tipo de limitação intelectual; 70 (51.9%) tiveram essa hipótese descartada e em 3 o diagnóstico foi indefinido. Para fins de analise, considerou-se apenas os dados dos prontuários das 70 crianças que não apresentaram qualquer problema de ordem orgânica como causa da dificuldade escolar. Os principais dados encontrados foram que a grande maioria das crianças são do sexo masculino (77.1%), com média de idade de 8,8 anos, de origem socio econômica baixa, cujos pais tem pouca ou nenhuma formaçao escolar. Quanto a origem dos encaminhamentos, encontrou-se que metade das crianças foi encaminhada ao Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem por medicos e a principal causa apontada para o encaminhamento foi problemas relativos unicamente a dificuldades escolares (38.9%) ou associadas a outros fatores (61.1%), principalmente queixas relativas ao "mau comportamento das crianças". Com relação as causas citadas pelo professor, encontrou-se que os principais comportamentos elou atitudes apresentados pelos alunos no seu cotidiano escolar foram: "lentidão para a aprendizagem", problemas ligados aos distúrbios e déficits de atenção e problemas de comportamento. ConcIuiu-se com este estudo que apesar da complexidade dos problemas enfrentados pela educação, faz-se necessário medidas conjuntas que impeçam que crianças com capacidades orgânicas intactas continuem a ser rotuladas e encaminhadas indevidamente para análise médico-psicológica
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