O jogo dramático no processo de alfabetização
Elisangela Fredericci
TCC
Português
TCC/UNICAMP F872j
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
56 f.
Orientador: Valerio Arantes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A utilização de jogos dramáticos em crianças de quatro a seis anos visou estimular a aprendizagem de repertórios básicos para posterior alfabetização, isto é, para domínio da leitura e escrita de forma eficiente e agradável. A preocupação básica deste trabalho foi estimular o lado criativo e...
Ver mais
Resumo: A utilização de jogos dramáticos em crianças de quatro a seis anos visou estimular a aprendizagem de repertórios básicos para posterior alfabetização, isto é, para domínio da leitura e escrita de forma eficiente e agradável. A preocupação básica deste trabalho foi estimular o lado criativo e espontâneo das crianças através do jogo e ao mesmo tempo proporcionar meios que facilitem a aprendizagem do trabalho escolar. O pedagogo, como um profissional da Educação, está em condições de compreender os processos cognitivos do desenvolvimento humano, e desta forma está qualificado para atender a clientela infantil, priorizando seu desenvolvimento integral para formação de um adulto responsável, equilibrado, capaz e sobretudo feliz. A criança joga/brinca naturalmente, ela aprende através do "brincar". Jogando, ela assímila o mundo à sua volta e se desenvolve física, emocional e intelectualmente. O ser humano já nasce com essa ânsia pela apreensão do mundo, sendo que desde os primeiros gestos dos bebês pode-se observar essa busca, não propriamente num jogo, mas pela brincadeira, pela imitação, pela repetição de gestos na obtenção de efeitos interessantes. Estes são os meios lúdicos que as crianças utilizam na preparação para execução de funções posteriores
Ver menos
O jogo dramático no processo de alfabetização
Elisangela Fredericci
O jogo dramático no processo de alfabetização
Elisangela Fredericci
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra