Vivendo o texto literario na sala de aula : a criança e seus modos de participação
Luciana Fernandes Ribeiro Silveira Pedreira
TCC
Português
TCC/UNICAMP P343v
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
101f.
Orientador: Aba Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O texto aqui apresentado, refere-se ao trabalho de pesquisa : "Vivendo e texto literária na sala de aula : a criança e seus medos de participação". De acordo com o desejo manifestado em projeto, a pesquisa de
campo foi realizada numa 2ª série da rede pública de ensino, apesar de ter havido uma... Ver mais O texto aqui apresentado, refere-se ao trabalho de pesquisa : "Vivendo e texto literária na sala de aula : a criança e seus medos de participação". De acordo com o desejo manifestado em projeto, a pesquisa de
campo foi realizada numa 2ª série da rede pública de ensino, apesar de ter havido uma Certa dificuldade em encontrar professores dessa rede que trabalhaseem com a literatura infantil e que aceitassem uma pesquisadora em sua sala. Buscando revelar os limites e os momentos prosperos vividos, serão explicitadas, neste documento, as condições do trabalho empírico já realizado, assim como as analises a respeito dos dados coietados. Entre estes, encontram-se situações presenciadas pela pesquisadora em sala de aula que foram registradas em diário de campo; material escrito produzido pelas crianças e os relatos da professora que se tornaram extremamente importantes não só para a compreensão dos modos de participação das crianças, mas para um constante processo de reavaliação do trabalho de pesquisa.
Convém ressaltar que parte das situações de sata de aula foi registrada em vídeo, sendo as transcrições, importante material , a partir do qual foram recortados e selecionados os episodios mais relevantes ao tema de pesquisa, o que se constituiu numa das fases mais trabalhosas desta. Graças ao processo de reavaliação ja citado, e principalmente a mediação realizada pelas crianças que apontavam processos de significação da vivência do texto literário em sala de aula, houve uma transformação no trabalho que consistiu na mudança da postura da pesquisadora em sala de aula, A princípio, num papel que se restringia ao de obsewadora do trabalho com a literatura infantil, mas que, no decorrer da pesquisa transformou-se num papel muito mais ativo e interativo, passando a contariier historias para as crianças, o que implicou também na seleção dos textos a serem lidos e na atenção redobrada às sugestões dos alunos Ver menos
campo foi realizada numa 2ª série da rede pública de ensino, apesar de ter havido uma... Ver mais O texto aqui apresentado, refere-se ao trabalho de pesquisa : "Vivendo e texto literária na sala de aula : a criança e seus medos de participação". De acordo com o desejo manifestado em projeto, a pesquisa de
campo foi realizada numa 2ª série da rede pública de ensino, apesar de ter havido uma Certa dificuldade em encontrar professores dessa rede que trabalhaseem com a literatura infantil e que aceitassem uma pesquisadora em sua sala. Buscando revelar os limites e os momentos prosperos vividos, serão explicitadas, neste documento, as condições do trabalho empírico já realizado, assim como as analises a respeito dos dados coietados. Entre estes, encontram-se situações presenciadas pela pesquisadora em sala de aula que foram registradas em diário de campo; material escrito produzido pelas crianças e os relatos da professora que se tornaram extremamente importantes não só para a compreensão dos modos de participação das crianças, mas para um constante processo de reavaliação do trabalho de pesquisa.
Convém ressaltar que parte das situações de sata de aula foi registrada em vídeo, sendo as transcrições, importante material , a partir do qual foram recortados e selecionados os episodios mais relevantes ao tema de pesquisa, o que se constituiu numa das fases mais trabalhosas desta. Graças ao processo de reavaliação ja citado, e principalmente a mediação realizada pelas crianças que apontavam processos de significação da vivência do texto literário em sala de aula, houve uma transformação no trabalho que consistiu na mudança da postura da pesquisadora em sala de aula, A princípio, num papel que se restringia ao de obsewadora do trabalho com a literatura infantil, mas que, no decorrer da pesquisa transformou-se num papel muito mais ativo e interativo, passando a contariier historias para as crianças, o que implicou também na seleção dos textos a serem lidos e na atenção redobrada às sugestões dos alunos Ver menos
Vivendo o texto literario na sala de aula : a criança e seus modos de participação
Luciana Fernandes Ribeiro Silveira Pedreira
Vivendo o texto literario na sala de aula : a criança e seus modos de participação
Luciana Fernandes Ribeiro Silveira Pedreira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra