Fazendo-se professor : reflexões sobre o percurso escolar de uma luno surdo
Valquiria Helena Germano
TCC
Português
TCC/UNICAMP G317f
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
80 f.
Orientador: Regina Maria de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo surgiu por ocasião de discussões versadas sobre a Educação de Surdos em um grupo de pesquisa, no qual a pesquisadora obteve algumas informações que fizeram emergir dúvidas e questionamentos a respeito das condições que encontra uma pessoa surda em escolas, universidades....
Ver mais
Resumo: O presente estudo surgiu por ocasião de discussões versadas sobre a Educação de Surdos em um grupo de pesquisa, no qual a pesquisadora obteve algumas informações que fizeram emergir dúvidas e questionamentos a respeito das condições que encontra uma pessoa surda em escolas, universidades. Tendo em vista que a atual LDB (lei 9.394/96), em seu capítulo V, estabelece que o atendimento de "educandos com necessidades especiais" deve ser realizado preferencialmente na rede regular de ensino, a compreensão dos elementos que entram em jogo no cotidiano da escola, tanto aqueles que podem se configurar como obstáculo como aqueles que se abrem à resistência ou à solidariedade, toma-se importante para se repensar o ensino a de que ele possa, efetivamente, respeitar e atender às particularidades do aluno surdo. Esse trabalho nasce no bojo das discussões sobre a inclusão e da necessidade de entender os desafios que impõe a todos os envolvidos: ao surdo, ao professor, ao colega ouvinte. Interessada no processo da inclusão, a pesquisadora buscou informações que pudessem subsidiar 0 seu entendimento, verificando a delimitação de um tema de grande relevância, sobre a inclusão da pessoa surda no ambiente universitário. Ao tratar de um estudo de caso sobre a inclusão de um aluno surdo numa universidade, o trabalho teve como principal meta refletir sobre as características das relações sociais que se estabelecem em sala de aula quando um dos alunos é surdo. Seus objetivos específicos eram: (a) Compreender as estrategias utilizadas pelo aluno surdo para expressar idéias, opiniões e dúvidas. E como os ouvintes significam ao surdo e ao seu modo de se dizer. (b) Verificar a coerência, ou näo, entre os discursos veiculados sobre a inclusão e a prática da inclusão em sala de aula. (c) Verificar a existência, ou não, de mecanismos de exclusão em contexto de inclusão, entender sua natureza e buscar explicações
Ver menos
Fazendo-se professor : reflexões sobre o percurso escolar de uma luno surdo
Valquiria Helena Germano
Fazendo-se professor : reflexões sobre o percurso escolar de uma luno surdo
Valquiria Helena Germano
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra