Da semicultura a consciencia critica : os modelos de Theodor ADorno e de Paulo Freire
Edervel Dell Armelina
TCC
Português
TCC/UNICAMP D38d
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
76 f.
Orientador: Pedro Laudinor Goergen
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Partindo da problemática da semiformação educacional imposta à escola de massa e caracterizada pela despolitização da cultura, o presente trabalho procura explicitar que esta escola acaba divergindo do seu projeto emancipatorio original nascido da Revolução Francesa. Este projeto visava...
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Resumo: Partindo da problemática da semiformação educacional imposta à escola de massa e caracterizada pela despolitização da cultura, o presente trabalho procura explicitar que esta escola acaba divergindo do seu projeto emancipatorio original nascido da Revolução Francesa. Este projeto visava formar o homem autônomo, alheio a qualquer tutela. Este trabalho também procura situar historicamente a origem dessa semiformação no fenômeno da industrialização da cultura, resultado da revolução tecnológica. Depois, procura evidenciar que a associação entre a industrialização da cultura e a tradicional metodologia "bancária" de ensino, que é marcada pela exciueão da voz e da cuitura do educando como indivíduo e como povo da ação educativa, gera uma consciência bloqueada e distorcida acerca da realidade natural e da realidade social, acabando por resultar na formação de um aluno ingênuo socio-politicamente e tutelado pelo discurso do mercado, que e, por essência, conservador do status quo. Essa escola coloca em risco a formação de cidadãos democráticos e, por extensão, ameaça o proprio regime democrático. Como alternativa à tutela do mercado, expressa pela "Indústria Cultural", e à educação "bancaria ainda muito presente, ambas preservadoras da ingenuidade socio-política dos educandos, o presente trabalho recorre à metodologia problematizadora (P. Freire), que e essencialmente provocadora de reflexão, e à necessária inclusão do ensino crítico da cultura brasileira no currículo escolar como testemunho os nossa historia, buscando assim fermentar a consciência crítica
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