Como vou me virar com ela na turma? : os caminhos da inclusão
Fatima Cristina Lima de Paulo
TCC
Português
TCC/UNICAMP P285c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
101f.
Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A pesquisa teve como problemática a ser investigada a questão da inclusão da criança surda no sistema regular de ensino, num contexto de interação cooperativa. Escolheu-se como objeto de estudo a análise do processo ensino aprendizagem de uma criança pré-escolar portadora de surdez severa incluída...
Ver mais
A pesquisa teve como problemática a ser investigada a questão da inclusão da criança surda no sistema regular de ensino, num contexto de interação cooperativa. Escolheu-se como objeto de estudo a análise do processo ensino aprendizagem de uma criança pré-escolar portadora de surdez severa incluída na classe comum, buscando perceber todos os processos interativos ocorridos em ambiente escolar: entre alunos, professores, funcionarios, direção, pais, e como isso influenciou na construção do conhecimento tanto da criança surda quanto dos demais. O referencial teórico adotado neste trabalho corresponde à visão socio interacionista, defendida por Vygotsky e colaboradores, cuja abordagem considera, dentre outros, a importância dos aspectos socio-históricos e culturais no desenvolvimento humano. essesentido, os estudos e pesquisas de autores que assumem o paradigma vygotskyano a cerca dos processos de construção dos conceitos em individuos especiais, contribuiram, de forma significativa, da investigação das interações sociais estabelecidas em ambiente escolar, como estas criam zonas de desenvolvimento proximal; e seus efeitos na construção do conhecimento do aluno surdo. A pesquisa empírica foi realizada em ambiente escclar, mais precisamente, em Escola de Educação Infantil (EMEI) da rede municipal de ensino da cidade de Americana!SP. Procurando compreender e contribuir com o processo de inclusão, buscamos, neste trabalho, dialogar com vários autores que tratam do assunto, tendo em 1. vista que a inelusãe É um processo desafiador, que nos faz desenvolver a capacidade de
criar e buscar novas soluções para cada nova situação. Ver menos
criar e buscar novas soluções para cada nova situação. Ver menos
Como vou me virar com ela na turma? : os caminhos da inclusão
Fatima Cristina Lima de Paulo
Como vou me virar com ela na turma? : os caminhos da inclusão
Fatima Cristina Lima de Paulo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra