Sensibilidade e significação : um estudo do programa de Educação Fisica do Centro de Convivencia de Afasicos do Instituto de Estudos da Linguagem
Suzana Maria Campos Bordignon
TCC
Português
TCC/UNICAMP B644s
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
64f.
Orientador: ANa Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A problematização das formas de participar e significar a partir das interações entre afásicos e não afásicos faz-se principal objetivo deste trabalho, tendo como referência as diversas funções que a palavra pode assumir no contexto do Programa de Educação Física do Centro de Convivência de...
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A problematização das formas de participar e significar a partir das interações entre afásicos e não afásicos faz-se principal objetivo deste trabalho, tendo como referência as diversas funções que a palavra pode assumir no contexto do Programa de Educação Física do Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. A afasia tem sido conceituada através de uma série de dificuldades e comprometimentos de várias ordens, tais como: para compreender a
linguagem do outro, encontrar o nome das coisas, expressar sua própria linguagem e organizar o conjunto de comandos motores que são responsáveis pela boa articulação das palavras (PONZIO, 1995). Em contrapartida, assumimos os pressupostos de uma perspectiva histórico cultural que percebe o sujeito e a linguagem emergindo na relação com o outro, isto é, imerso no contexto de nossa sociedade (VYGOTSKY, 1999, MORATO, 1998, COUDRY, 1998). Um sujeito que interage, dialoga, se expressa, produz, constrói, significa... se constitui e constitui aos outros numa relação de reciprocidade. Essa mudança de perspectiva se faz fundamental a partir do momento que possibilita a construção de outra forma de olhar para os indivíduos: enquanto sujeitos de sua propria história. O trabalho discute, ainda, o papel do pedagogo enquanto profissional da educação nessas relações Ver menos
linguagem do outro, encontrar o nome das coisas, expressar sua própria linguagem e organizar o conjunto de comandos motores que são responsáveis pela boa articulação das palavras (PONZIO, 1995). Em contrapartida, assumimos os pressupostos de uma perspectiva histórico cultural que percebe o sujeito e a linguagem emergindo na relação com o outro, isto é, imerso no contexto de nossa sociedade (VYGOTSKY, 1999, MORATO, 1998, COUDRY, 1998). Um sujeito que interage, dialoga, se expressa, produz, constrói, significa... se constitui e constitui aos outros numa relação de reciprocidade. Essa mudança de perspectiva se faz fundamental a partir do momento que possibilita a construção de outra forma de olhar para os indivíduos: enquanto sujeitos de sua propria história. O trabalho discute, ainda, o papel do pedagogo enquanto profissional da educação nessas relações Ver menos
Sensibilidade e significação : um estudo do programa de Educação Fisica do Centro de Convivencia de Afasicos do Instituto de Estudos da Linguagem
Suzana Maria Campos Bordignon
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Suzana Maria Campos Bordignon
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