Como anda o ensino do trabalho artesanal? : trajetoria do ensino de marcenaria e as constituições da arte para a educação
Ivan Jaques Kochem
TCC
Português
TCC/UNICAMP K811c
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
151 f.
Orientador: Maria da Gloria Marcondes Gohn
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo tem por objetivo deslindar a origem e os porquês da desvalorização do ensino dos oficias caracterizados como manuais - como o de marceneiro - para poder alçar uma proposta educativa alternativa que revalorize este ensino e consequentemente valorize o aluno que aprende. Para isso...
Ver mais
Resumo: Este estudo tem por objetivo deslindar a origem e os porquês da desvalorização do ensino dos oficias caracterizados como manuais - como o de marceneiro - para poder alçar uma proposta educativa alternativa que revalorize este ensino e consequentemente valorize o aluno que aprende. Para isso inicialmente levanta-se a trajetória do ensino do trabalho, desde as corporações de oficio da Idade Média, passando pelo SENAI, até o ensino transmitido por algumas entidades de atendimento social da cidade de Campinas. Buscando no decorrer aspectos que envolvam o trabalho e a arte, descrevendo processos de segmentação do trabalho manual utilitário do trabalho velado como artístico. Organiza-se posteriormente a sistematização de estudos, que tratam sobre temas do processo de trabalho e da globalização, para então elaborar possibilidades da construção de um ensino do trabalho, principalmente o caracterizado como manual, de forma que seja educativo e transformador
Ver menos
Como anda o ensino do trabalho artesanal? : trajetoria do ensino de marcenaria e as constituições da arte para a educação
Ivan Jaques Kochem
Como anda o ensino do trabalho artesanal? : trajetoria do ensino de marcenaria e as constituições da arte para a educação
Ivan Jaques Kochem
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra