Na sala de aula : as relações que constituem o olhar e o fazer
Danieli Sebatiana Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4n
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
47 f.
Orientadores: Anna Maria Lunardi Padilha, Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho e marcado pelo fim do curso e começo da vida profissional para a qual se abrem as inúmeras possibilidades. É momento de tomada de decisões e de enfrentar novos desafios, mas desafios surgiram na minha vida antes mesmo do fim do curso. Foi quando comecei a dar aulas em uma...
Ver mais
Resumo: Este trabalho e marcado pelo fim do curso e começo da vida profissional para a qual se abrem as inúmeras possibilidades. É momento de tomada de decisões e de enfrentar novos desafios, mas desafios surgiram na minha vida antes mesmo do fim do curso. Foi quando comecei a dar aulas em uma escola pública, tive essa oportunidade por ter cursado o Magistério antes da graduação em Pedagogia. O desafio apresentado foi marcado pelo encontro durante minha primeira experiência como professora, com um aiuno muito diferente daquilo que se espera para um aluno de 1º serie. Professoras e professores speram encontrar na sala de aula um aluno que responde as nossas perguntas, que fica atento, que aprende com as nossas primeiras explicações, que faz as tarefas, que trabalha em grupo com seus colegas, no entanto, o que eu encontrei e que muitas professoras e professores encontram foi um aluno silencioso, praticamente imovel, que mantinha os olhos arregalados, sugerindo timidez ou medo. A partir desse encontro comecei a buscar na literatura maneiras de por em pratica as teorias estudadas na tentativa de superar os limites da sala de aula da escola pública, para realizar um trabalho com esse aluno que não aprendia da mesma forma e ao mesmo tempo em que os outros. Assumindo como referencia a perspectiva historico cultural que concebe o desenvolvimento humano como resultado da ação da sociedade sobre os indivíduos para integra-los na complexa rede de relaçoes sociais e culturais que
constituem uma formação social meu olhar e minha escuta foram se apurando em busca das possibilidades que se apresentavam para o trabalho pedagógico com meu aluno Ver menos
constituem uma formação social meu olhar e minha escuta foram se apurando em busca das possibilidades que se apresentavam para o trabalho pedagógico com meu aluno Ver menos
Na sala de aula : as relações que constituem o olhar e o fazer
Danieli Sebatiana Oliveira
Na sala de aula : as relações que constituem o olhar e o fazer
Danieli Sebatiana Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra