Entre escritos e rabiscos : modos de apropriação da escrita e participa~]ao dos sujeitos em sala de aula
Heloyse Sant'Anna Chaves Mendes
TCC
Português
TCC/UNICAMP M522e
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
57 f.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é fruto da caminhada realizada durante meu processo de formação como educadora. Minhas preocupações no projeto de pesquisa voltavam-se para questões de aquisição e desenvolvimento da linguagem no desenvolvimento da criança deficiente mental. A...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é fruto da caminhada realizada durante meu processo de formação como educadora. Minhas preocupações no projeto de pesquisa voltavam-se para questões de aquisição e desenvolvimento da linguagem no desenvolvimento da criança deficiente mental. A questão da deficiência esteve sempre presente em minhas produções, mais especificamente porque além da formação básica para o exercicio do magistério nas séries iniciais, optei também pela habilitação de formação da educadores na área de Educação Especial, por isso, então, esta característica durante meu percurso. No entanto, as experiências de estagio, sua grande maioria em classes de alfabetização do ensino regular e em instituições de ensino especial, levaram-me a procurar uma escola regular de ensino com uma criança deficiente mental inserida numa sala regular, na classe de alfabetização, portanto a primeira série do ensino fundamental. Seria tal situação possivel? Sim, foi possivel encontrar tal situação para a realização da pesquisa entretanto, o sujeito que procuravamos era de fato o sujeito que se apresentava no dia-a-dia, no cotidiano da sala de aula? Sendo assim, demos prioridade neste trabalho às análises do desenvolvimento da escrita mais especificamente em duas crianças, não priorizando então deficiências ou dificuldades das mesmas, ainda que ambas apresentassem um diagnóstico de deficiência (mental e auditiva), mas optamos sim por trabalhar, analisar e questionar o processo, o modo de desenvolvimento do processo de escrita nessas crianças, aspectos que se tornaram relevantes durante a produção desse trabalho de pesquisa
Ver menos
Entre escritos e rabiscos : modos de apropriação da escrita e participa~]ao dos sujeitos em sala de aula
Heloyse Sant'Anna Chaves Mendes
Entre escritos e rabiscos : modos de apropriação da escrita e participa~]ao dos sujeitos em sala de aula
Heloyse Sant'Anna Chaves Mendes
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra