A parceria entre escola pública e curso de pedagogia : as concepções de professores e alunos envolvidos no processo
Fernando Drezza
TCC
Português
TCC/UNICAMP D829p
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
59 f.
Orientador: Mariley Simões Floria Gouveia
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A questão da relação teoria-prática na formação do educador, tema deste trabalho de pesquisa, tem sido abordada por diferentes teorieos da edueação. Muitas das reflexões produzidas tem earminhado no sentido de contribuir, para a superação da dicotomia entre a teoria e a prátiea, ou seja,...
Ver mais
Resumo: A questão da relação teoria-prática na formação do educador, tema deste trabalho de pesquisa, tem sido abordada por diferentes teorieos da edueação. Muitas das reflexões produzidas tem earminhado no sentido de contribuir, para a superação da dicotomia entre a teoria e a prátiea, ou seja, terminar eom a separação entre os dois polos da práxis na formação do educador. O Trabalho de Freitas (1996) busca contribuir no sentido da ampliação dos conhecimentos referentes ao assunto; a autora analisa o trabalho das suas alunas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Habilitação Magistério, no ano de 1992. Essa publicação aponta para a necessidade de que o proprio trabalho pedagógico seja o eixo articulador entre a teoria e a prática, e de que o contato do aluno com a prática esteja presente desde o início do Curso de Pedagogia. Corn isso se visa caminhar no sentido de superar a cisão entre teoria e prática, observada em muitos cursos, nos quais a teoria e vista primeiro, e o contato com a prática é deixado para o final do curso. A concepção de relaçao teoria-prática presente em Freitas se materializou na estrutura curricular do Curse de Pedagogia da FE - Faculdade de Educação - da Unicamp, a partir de 1993, com a Reformulação desse Curso ocorrida no ano anterior. Assim, passou a existir, desde o primeiro semestre de curso as disciplinas chamadas "práticas", cuja função principal era de permitir o contato dos alunos com a escola desde o início de sua forrnação, visando com isso superar a dicotomia teoria prática. O trabalho pedagógico vivido no interior dessas disciplinas deveria constituir-se no eixo articulador da formação dos futuros pedagogos. A estrutura do núcleo comum do curso de Pedagogia, em que o eixo prático e evidenciado, e apresentada a seguir
Ver menos
A parceria entre escola pública e curso de pedagogia : as concepções de professores e alunos envolvidos no processo
Fernando Drezza
A parceria entre escola pública e curso de pedagogia : as concepções de professores e alunos envolvidos no processo
Fernando Drezza
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra