A introdução da informática na educação : uma relação entre "o que se pensa sobre...", " o que se projeta para..." e "o que acontece..." nas escola pública
Luciana Aparecida Targon
TCC
Português
TCC/UNICAMP T174i
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
62 f.
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Grande parte das discussões sobre informática e educação têm se pautado por um posicionamento dicotomico, os debates se prendem apenas a aspectos adjetivos da questão: é bom - não é bom; deve-se usar -- não se deve usar; eu uso -- eu não uso (Barros/IQBB). Com isso acaba-se negligenciando...
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Resumo: Grande parte das discussões sobre informática e educação têm se pautado por um posicionamento dicotomico, os debates se prendem apenas a aspectos adjetivos da questão: é bom - não é bom; deve-se usar -- não se deve usar; eu uso -- eu não uso (Barros/IQBB). Com isso acaba-se negligenciando uma questão que deveria ser essencial nesta relação: qual e a contribuição da informática na educação? É a partir da análise desta questão que se deveria pensar na relação educação e informática, nos beneficios que a utilização do computador pode trazer para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para o trabalho pedagógico do professor. Na visão de seus defensores a introdução da informatica na educação suscita grandes possibilidades como: a democratização da informação, a equalização das oportunidades educacionais, a auto instrução, o enriquecimento pessoal e as possibilidades visiumbradas quanto ao desenvolvimento cognitivo. O que a grande maioria dos autores pesquisados que defendem a informática na educação colocam é a possibilidade de utilização do computador como ferramenta educacional, isto é, como um instrumento utilizado para atingir um determinado fim educacional. Em qualquer destas linhas teóricas a intenção é a de promover o desenvolvimento do ser humano utilizando o computador como instrumento, seja no desenvolvimento de habilidades cognitivas, ou como alternativa para sanar dificuldades no processo de aprendizagem, ou para diminuir as desigualdades educacionais existentes entre escolas públicas e particulares
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Luciana Aparecida Targon
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