Afetividade e condições de ensino : a mediação docente e suas implicações na relação sujeito-objeto
Daniela Cavani Falcin
TCC
Português
TCC/UNICAMP G947a
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
90 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre as decisões pedagogicas assumidas pelo docente no desenvolvimento do processo de ensino e os possiveis efeitos destas na futura interação que se estabelece entre o sujeito (aluno) e o objeto de conhecimento em questão (conteúdos...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre as decisões pedagogicas assumidas pelo docente no desenvolvimento do processo de ensino e os possiveis efeitos destas na futura interação que se estabelece entre o sujeito (aluno) e o objeto de conhecimento em questão (conteúdos escolares). Assume-se que essas relações são de natureza marcadamente afetiva, não se restringindo apenas à dimensão cognitiva.Para tanto, foram realizadas entrevistas recorrentes com alunos que haviam terminado o 3° colegial e relatado a existência de um professor que marcou sua vida como estudante - um professor inesquecível. As verbalizações dos participantes foram agrupadas em núcleos de significação do discurso. Tais nucleos correspondem a aspectos das práticas pedagogicas dos professores citados, identificados como determinantes das relações posteriormente estabelecidas entre os sujeitos e os respectivos objetos de conhecimento. As discussões e considerações baseiam-se nos estudos de Vygotsky e Wallon, uma vez que ainbos enfatizam o papel das interações sociais e da afetividade para a construção do conhecimento e desenvolvimento dos indivíduos
Ver menos
Afetividade e condições de ensino : a mediação docente e suas implicações na relação sujeito-objeto
Daniela Cavani Falcin
Afetividade e condições de ensino : a mediação docente e suas implicações na relação sujeito-objeto
Daniela Cavani Falcin
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra