Expectativas e percepções de estudantes ingressantes com relação ao professor universitario e sua atuação docente
Luana Maria Grandin
TCC
Português
TCC/UNICAMP G764e
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
72 f.
Orientador: Elizabeth Nogueira G. da Silva Mercuri
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Ao ingressar no ensino superior, os estudantes trazem consigo uma serie de expectativas quanto à esse novo ambiente que, em confronto com a vivência universitária., interferem no seu processo de adaptação e integração a universidade. Este trabalho teve por objetivos identificar e analisar a...
Ver mais
Resumo: Ao ingressar no ensino superior, os estudantes trazem consigo uma serie de expectativas quanto à esse novo ambiente que, em confronto com a vivência universitária., interferem no seu processo de adaptação e integração a universidade. Este trabalho teve por objetivos identificar e analisar a natureza das expectativas e percepções dos estudantes com relação ao professor universitário e sua atuação docente, assim como as possiveis relaçoes entre estas variáveis e a integração dos estudantes ao ambiente universitário, mais especificamente quanto a satisfação com desempenho acadêmico e possibilidade de evasão. Foram entrevistados 13 estudantes voluntários, ingressantes em cursos de graduação de diferentes áreas de ensino e pesquisa de uma universidade estadual do interior de estado de São Paulo. Foi solicitado o relato de suas expectativas anteriores ao ingresso na universidade e suas percepções apos um semestre de curso quanto à atuação dos professores. A partir da análise de conteúdo, as verbalizações dos estudantes foram agrupadas em categorias temáticas de acordo com a natureza das expectativas e percepções quanto a atuação docente. A investigação da relação entre as expectativas e percepções dos estudantes quanto à atuação docente e sua condição acadêmica foi realizada a partir da análise comparativa da dimensão valorativa (positiva ou negativa), indicadas nas expectativas e percepções dos estudantes, agrupados de acordo com satisfacão/insatisfacão com desempenho acadêmico e possibilidade de evasão. Os relatos dos estudantes indicam expectativas e percepções com relação à ação do professor universitario em diferentes aspectos: enquanto docente, pesquisador e orientador
Ver menos
Expectativas e percepções de estudantes ingressantes com relação ao professor universitario e sua atuação docente
Luana Maria Grandin
Expectativas e percepções de estudantes ingressantes com relação ao professor universitario e sua atuação docente
Luana Maria Grandin
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra