Hip Hop e escola : saberes da cultura da periferia
Juracema Gomes de Moura
TCC
Português
TCC/UNICAMP M865h
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
40 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho é o resultado de experiências vividas na escola pública. Convivendo com alunos considerados "problemas" e não me conformando com estes diagnósticos, fui provocada a desvelar o mundo destes alunos, com o objetivo de melhor compreende-los. Como ponto de partida escolhi...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho é o resultado de experiências vividas na escola pública. Convivendo com alunos considerados "problemas" e não me conformando com estes diagnósticos, fui provocada a desvelar o mundo destes alunos, com o objetivo de melhor compreende-los. Como ponto de partida escolhi descobrir que música era aquela que eles cantavam: o RAP. - A princípio queria saber se o RAP era uma cultura, mas precisava ter claro o significado da palavra cultura. Procurei explicações na filosofia, antropologia e na sociologia sobre este tema e depois continuei minhas investigações sobre o Rap. Para expor esse percurso, faço um breve histórico sobre a trajetória da musica negra nos EUA e a sua influência no BRASIL. Logo no inicio desta pesquisa sobre a música negra, eu descubro que o Rap faz parte do HIP-HOP, considerado por uns, movimento cultural e por outros, cultura de periferia. Nesta pesquisa esta questão não é aprofundada, caberia outra pesquisa para abordar e debater este assunto, inclusive este tema vem sendo debatido e esta questão não foi resolvida. No meu trabalho tenho como pressuposto que ele é uma cultura de periferia que carrega consigo um movimento cultural politizador
Ver menos
Hip Hop e escola : saberes da cultura da periferia
Juracema Gomes de Moura
Hip Hop e escola : saberes da cultura da periferia
Juracema Gomes de Moura
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra