A constituição profissional da professora iniciante : um etudo de caso tecido com narrativas
Cibele Aparecida Rodrigues
TCC
Português
TCC/UNICAMP R618c
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
64 f.
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho se aproxima de um memorial. Ele tanto e memoria pessoal quanto profissional de uma professora iniciante no seu primeiro ano de magistério como professora efetiva. O que e o primeiro ano de uma professora? É não saber um monte de coisas. É supor que a escola e de um jeito, que...
Ver mais
Resumo: Este trabalho se aproxima de um memorial. Ele tanto e memoria pessoal quanto profissional de uma professora iniciante no seu primeiro ano de magistério como professora efetiva. O que e o primeiro ano de uma professora? É não saber um monte de coisas. É supor que a escola e de um jeito, que ser professora É: uma coisa, mas que tudo isso na pratica acontece de modo diferente do esperado. É uma luta entre o querer dirigir o próprio trabalho e o corpo a corpo com o jeito de fazer que vigora na escola. E esse jeito de fazer que vigora na escola, interfere no jeito de ser professora, no jeito de se relacionar com as crianças, no jeito de se relacionar com os pares e com a própria escola. O primeiro ano de uma professora iniciante, e como um gira-gira rodando. Quando ela chega na escola o gira-gira já esta em movimento e ela tem que correr atras para conseguir um lugar, porque o gira-gira não para. É disso tudo que se trata aqui. Mas esse trabalho e também uma investigação. Uma investigação sobre as relações que se estabelecem entre o iniciante e a instituição escolar. Ancorada na abordagem historico-cultural do desenvolvimento humano (Vvgotskv, Bakhtin e outros) e na compreensão da constituição do sujeito pelo outro e pela linguagem, aproximei das relações vividas, indagando: O que a escola quer? Que professora ela requisita daquela que se inicia? Mas o que o iniciante quer? O que requisita de si mesmo? O seu projeto de docência e o mesmo projeto de docência da escola? Nessa iniciação, o que se aprende? O que se aprende com os alunos, com os pais, com a coordenação, com a direção e com os pares? O que se aprende consigo mesma?
Ver menos
A constituição profissional da professora iniciante : um etudo de caso tecido com narrativas
Cibele Aparecida Rodrigues
A constituição profissional da professora iniciante : um etudo de caso tecido com narrativas
Cibele Aparecida Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra