O funcionamento de um texto de literatura infantil no ensino de ciencias
Carla Giulia Corsi Moreira Giraldelli
TCC
Português
TCC/UNICAMP G441f
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
44 f.
Orientador: Maria Jose P. M. de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho procurei analisar o funcionamento do texto de literatura infantil: Tem um cabelo na minha terra!, como mediador, no ensino de ciências naturais e meio ambiente para crianças do segundo ciclo do ensino fundamental (4ª série), de uma escola pública. Trata-se de uma atividade...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho procurei analisar o funcionamento do texto de literatura infantil: Tem um cabelo na minha terra!, como mediador, no ensino de ciências naturais e meio ambiente para crianças do segundo ciclo do ensino fundamental (4ª série), de uma escola pública. Trata-se de uma atividade proposta para estimular, a partir da leitura, a curiosidade dos estudantes e buscar elementos para a construção de uma imagem prazerosa para o ensino de concepções sobre o meio ambiente, dando ênfase às ações dos homens e procurando explicar as relações com o outro em permanente movimento, por isso, são dinâmicas e contraditórias. Procurei levar em conta a interpretação dos leitores e percebi que o texto trouxe um ensino formal para as crianças, sem priorizar conteúdos específicos, mas considerando as relações ambientais como um todo. As imagens no livro foram fundamentais na leitura dos estudantes. As crianças tiveram a oportunidade de se expressar oralmente durante a atividade e a partir da elaboração de uma carta. Esta foi analisada procurando compreender as significações das crianças em relação ao texto lido
Ver menos
O funcionamento de um texto de literatura infantil no ensino de ciencias
Carla Giulia Corsi Moreira Giraldelli
O funcionamento de um texto de literatura infantil no ensino de ciencias
Carla Giulia Corsi Moreira Giraldelli
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra