A linguagem entre o professor ouvinte e o aluno surdo
Rosana Cheffer
TCC
Português
TCC/UNICAMP C415L
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
51f.
Orientador: Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Partindo do pressuposto de que, na formação de professores, não ha informação específica sobre a surdez , este trabalho teve como objetivo analisar a linguagem que o professor que ouve utiliza com o aluno surdo , e a sua implicação no processo de ensino - aprendizagem. Para analisar a interação...
Ver mais
Partindo do pressuposto de que, na formação de professores, não ha informação específica sobre a surdez , este trabalho teve como objetivo analisar a linguagem que o professor que ouve utiliza com o aluno surdo , e a sua implicação no processo de ensino - aprendizagem. Para analisar a interação professor ouvinte e aluno surdo procedeu-se a observações de uma aluna surda, inserida numa escola regular, na interação com diferentes professores ouvintes, em situações variadas. As observações evidenciaram posturas diferentes das professoras na interação com a aluna surda. Enquanto as professoras de areas específicas educação física, artística e relígião, falavam com a aluna surda, muitas vezes rapidamente e de costas, a professora polívalente se fazia entender, falando de frente para a aluna, utilisando gestos o alguns sinais quo aprendeu com a aluna. Essas diferenças deixaram claro que, embora nenhuma das professoras tenha formação específica para trabalhar com alunos surdos a polivalente demonstrou sensibilidade e disponibilidade em relação às necessidades e possibilidades da aluna surda, o que possibilitou avanço no processo ensino-aprendizagem.
Ver menos
A linguagem entre o professor ouvinte e o aluno surdo
Rosana Cheffer
A linguagem entre o professor ouvinte e o aluno surdo
Rosana Cheffer
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra