O ensino da psicologia na formação do professor e a interação professor-aluno : o diario como estrategia dialogica
Maria Ligia Pompeu
TCC
Português
TCC/UNICAMP P772e
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
111 f.
Orientador: Angela Fatima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A questão da formação de professores nos cursos de graduação tem sido uma temática cada vez mais enfatizada nos meios acadêmicos e profissionais. Neste sentido, é relevante a discussão de práticas de formação que revelem o desenvolvimento e o pensamento do futuro pedagogo. O objetivo deste...
Ver mais
Resumo: A questão da formação de professores nos cursos de graduação tem sido uma temática cada vez mais enfatizada nos meios acadêmicos e profissionais. Neste sentido, é relevante a discussão de práticas de formação que revelem o desenvolvimento e o pensamento do futuro pedagogo. O objetivo deste estudo foi de apreender, por meio da análise de conteúdo e de discurso de diários escritos por alunos de Pedagogia, o pensamento/representacões do professor acerca de algumas temáticas relacionadas ao cotidiano escolar: lnteligência; Apego; Linguagem; Jogo e a indisciplina. Na primeira parte deste trabalho são apresentados os resultados da analise de conteúdo, onde buscamos nos diários que faziam referência à relação teoria-pratica, identificar quais os conteúdos mais enfatizados pelo futuro professor. A segunda parte da pesquisa foi pensada apos a realização da análise de conflito, buscando compreender como eram estruturados os discursos dos diários. A análise da estrutura dos discursos consiste em analisar a organização dos mesmos: se estão organizados em afirmações, comparações, questionamentos, criticas, dúvidas, certezas. De forma geral, podemos dizer que o estudo nos aponta quanto o estudante de pedagogia mantem-se preso a conceitos tradicionais, ligados as temáticas analisadas, e que mesmos tais conceitos são pouco utilizados como ferramenta de reflexão sobre a propria prática. Podemos inferir daí quanto a escola continua rotulando o diferente e mantendo os mecanismos internos de segregação social
Ver menos
O ensino da psicologia na formação do professor e a interação professor-aluno : o diario como estrategia dialogica
Maria Ligia Pompeu
O ensino da psicologia na formação do professor e a interação professor-aluno : o diario como estrategia dialogica
Maria Ligia Pompeu
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra